Mercado automóvel em dificuldades? Os elétricos estão bem!

A situação atual de pandemia continua a afetar os mais diversos mercados, especialmente o automóvel, que durante a quarentena pouco ou nada vendeu! Isto é algo que toda a gente tem um pouco de noção, mas que apenas agora começa a ser quantificado com números.

Dito isto, parece que apensar do mês de Junho ter sido um pouco superior a Maio, continua a ser um mês desastroso em relação ao nao passado… Pelo menos no mundo dos carros a combustão, mas vamos por partes.

O registo de carros novos em Junho caiu 34.9% em relação à mesma altura em 2019!

Portanto, estas informações chegam-nos pelas mãos da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores. Uma associação que acrescentou ainda que em Junho uma em cada cinco concessionários permaneceu fechada devido ao coronavírus.

os elétricos

Em Inglaterra, os concessionários de carros só reabriram no dia 1 de Junho

Devido à pandemia, existiu uma grande paragem na industria automóvel, indo desde o fecho de fábricas até ao fecho dos próprios concessionários. Assim sendo, como seria de esperar, o reinício das vendas aconteceu de forma faseada, mas apesar dos números baixos tudo aponta para uma situação favorecedora para os próximos meses.

Afinal de contas, em Maio a queda das vendas de carros novos em comparação a 2019 é de 89%, mas em Junho é de ‘apenas’ 34.9%!

Assim, isto indicia que o mercado está realmente a melhorar com o tempo. Ainda assim, nos primeiros 6 meses do ano, venderam-se menos 616 mil carros só em Inglaterra.

os elétricos

Elétricos não sofreram tanto… A procura por carros com motor a combustão foi a mais atingida!

Não sabemos se isto está a acontecer devido à pandemia ou devido aos enormes esforços das fabricantes que lutam cada vez mais pela eletrificação. Afinal de contas, a procura por modelos com motor a gasolina caiu 39.9% e a gasóleo caiu 59.8%. Contrariamente a esta tendência, no mês de Junho a procura por híbridos plug-in cresceu 117.0%, e ainda mais impressionante que isto, a procura por veículos 100% elétricos subiu 261.8%.



Assim, para ter noção, dos 145.377 carros vendidos no mês passado, 8903 eram 100% elétricos!

Curiosamente, a enorme procura pelos modelos 100% elétricos garantiu que o Tesla Model 3 ficasse pela terceira vez consecutiva na lista de top 10 carros mais vendidos.

Em suma os números de vendas foram afetados para além das consequências criadas pela pandemia do corona-vírus. Afinal de contas a procura está agora nos modelos híbridos e 100% elétricos um indicio forte que poderá estar a afetar o números de vendas.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também