Manual de instruções do Apple 1 pode valer mais de 10 mil dólares

Apple 1

Manual de instruções do Apple 1 pode valer mais de 10 mil dólares! – Quando comprar um qualquer gadget ou computador nem pense em deitar o manual de instruções fora…

Quem sabe, se 40 anos depois poderá vender apenas o manual por uma pequena fortuna!

Foi o que aconteceu no site de leilões online RR Auction, que terminou ontem o leilão de um manual original do Apple 1 pela módica quantia de… 9.422 dólares. Com efeito, a leiloaria descrevia-o como “um espécime extremamente raro em muito bom estado“. Na descrição do manual, podia ler-se que que tinha uma leve mancha redonda na frente, um pequeno rasgo na capa e uma tonalidade irregular.



Segundo o responsável máximo da RR Auction, Bobby Livingston, existem apenas alguns manuais operacionais do Apple 1!

Apple 1

Ou seja, é um produto altamente colecionável e procurado. O que claro, está muito relacionado por estar ligado a uma das empresas mais bem-sucedidas da actualidade.

Portanto, o manual possui 12 páginas e apresenta o logotipo original da Apple na capa, com Isaac Newton sentado debaixo de uma macieira. Afinal de contas, foi este o logo inicial da Apple e a razão de ser para a empresa adotar a maçã como imagem de marca.

Entretanto, como deve imaginar, no interior o manual explica ao utilizador como pode o Apple 1 ser configurado. E há ainda um esquema técnico desdobrável e uma página de garantia.



O Apple-1 foi concebido em 1976 por Steve Wozniak originalmente para uso pessoal. O seu amigo e sócio Steve Jobs teve então a ideia de o vender como um kit baseado numa placa de circuitos. A ideia era que os entusiastas de eletrónica fizessem a montagem do computador. Segundo informações da empresa, foram produzidos cerca de 200 computadores Apple-1 em 10 meses e vendidos 17. A maior compra foi feita pela californiana The Byte Shop, uma das primeiras lojas de computadores pessoais do mundo, que adquiriu 50 unidades do Apple 1, já montados.

Para finalizar, a RR Auction refere que, atualmente, apenas 65 manuais originais do Apple 1deverão restar em todo o mundo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Pedro Freire
Aos 12 anos já devorava a versão portuguesa da Popular Mechanics e, a partir daí, os gadgets e a tecnologia passaram a fazer parte da sua vida. Foi fundador de vários projetos jornalísticos e continua a aliar o trabalho em comunicação com essa mesma tecnologia. Ah, e ainda sente saudades das noitadas a jogar Videopac!