A Leapmotor, uma das marcas chinesas de automóveis elétricos mais recentes no mercado global, chega a Portugal já em Abril, curiosamente com o apoio da Stellantis.
A entrada no nosso mercado acontece a partir de dois modelos, o T03, um citadino elétrico compacto, e o C10, um SUV elétrico do segmento D com um toque mais premium, que de facto aparece com um preço mais pensado para o segmento C.
- Preços:
- T03 -> 19.600€ (versão única)
- C10 -> 37.400€ (2 versões)
Mas há mais surpresas a caminho, com a marca a prometer mais cinco novos modelos nos próximos três anos.
Leapmotor em Portugal: Carros chineses amigos da carteira?
Portanto, que carros são estes?
Primeiramente, temos o T03, à venda por 19.600 euros, equpado com um motor de 95 cv e uma bateria de 37,3 kWh. É um automóvel pensado para as “voltinhas”, garantindo até 265 km de autonomia em ciclo combinado WLTP (ou 395 km em ambiente urbano).
Estamos a falar de dimensões muito compactas (3,62 metros de comprimento e 2,4 metros de distância entre eixos). Apenas existe uma versão única totalmente equipada: teto panorâmico, ar condicionado automático, travão de estacionamento elétrico e um ecrã central de 10,1’’ com suporte a comandos por voz.
Nós já o conduzimos, e é de facto um “carrito” porreiro para a cidade, e ir do ponto A para o ponto B sem preocupações de velocidades. Porém, não é obviamente um “carro a sério”. Vai sentir várias limitações e cortes em algumas partes para manter o preço baixo.
Posteriormente temos o C10, que é um automóvel mais a sério, e é também o primeiro modelo global da Leapmotor. Arranca nos 37.400 euros.
No campo das dimensões temos 4,74 metros de comprimento, motor de 218 cv e bateria de 69,9 kWh, o que por sua vez significa uma autonomia WLTP de 420 km.
É um automóvel que se destaca pela sua tecnologia de ponta, minimalismo interior, e qualidade de construção. Mas temos de salientar o sistema ‘Cell-to-Chassis’ (CTC), travagem regenerativa e um carregamento rápido que vai de 30% a 80% em apenas 30 minutos (ou 6,1 horas em AC). Para completar o pacote, inclui um sistema de assistência ao condutor (ADAS) com 17 funções de segurança.
Quando chega? Onde vão estar?
Em suma, e pelo menos para já, a Leapmotor vai contar com seis concessionários em Portugal (3 na zona de Lisboa), mas a rede está em expansão com o apoio da Stellantis. Ou seja, vai sempre depender do sucesso da marca em Portugal.
Sendo que existe alguma confiança de que a Leapmotor vai ser capaz de vender pelo menos 700 carros em Portugal durante este ano de 2025.