Quando a Xiaomi apresentou o seu primeiro automóvel no ano passado, o SU7, é inegável que os Portugueses ficaram de facto espantados com o design, performance, e até por toda a tecnologia que dá vida ao automóvel. (Isto sem nunca esquecer o preço… Claro!)
Porém, como também seria de esperar, o SU7 foi lançado primeiramente para o mercado Chinês, e de facto, até aqui, ninguém sabia muito bem quando é que poderíamos encontrar o primeiro carro da Xiaomi a circular na Europa livremente como se fosse uma coisa perfeitamente normal.
Pois bem, temos novidades neste sentido!
Carro Xiaomi: Quer um? Tem de esperar até 2027!
Portanto, ainda não existe uma data 100% oficial, mas a Xiaomi decidiu estabelecer o ano de 2027 como a meta para levar os seus veículos elétricos para fora da China. Ou seja, a comercialização Internacional está a mais ou menos 2 anos de distância, onde claro está, a Europa é o mercado mais crítico.
Este “semi” anúncio aconteceu na MWC 2025 em Barcelona, onde o presidente da Xiaomi (William Lu) revelou que a fabricante tem planos para começar a vender carros elétricos fora do território Chinês dentro de 2 anos. Uma meta muito ambiciosa, porque a Xiaomi, apesar de muito investimento e esforço logístico, ainda não é capaz de ir de encontro à procura Chinesa.
SU7? Vale a pena?
Caso não se lembre, este automóvel aparece em duas versões, a primeira com um único motor montado no eixo traseiro a ser capaz de debitar 300cv e um binário de 400 Nm, com uma bateria de 73.6 kWh. A segunda versão já aparece com 645cv e 838 NM de binário, com a companhia de uma bateria de 101 kWh. Estamos a falar de 650 kms de autonomia para a versão mais barata e cerca de 800 kms com a versão Max. Números impressionantes!
Vale ainda a pensa salientar que até ao final de 2024 foram entregues mais de 135 mil unidades do SU7. Agora existe o objetivo de chegar às 300 mil unidades em 2025. Mas, além do SU7, a Xiaomi também já prepara o SUV YU7. Está a ser um crescimento quase absurdo.