A KIA é uma marca que continua a impressionar, mas como parar é morrer, continua a mexer a sério na sua gama… Curiosamente, indo muito além dos carros elétricos. Um bom exemplo disto está no novo KIA Seltos, que já passou por Portugal e chega ao nosso mercado em julho.
É um automóvel que grita uma coisa muito simples. A transição para o elétrico está longe de estar fechada. Curiosamente, é algo cada vez mais comum em quase todas as marcas.
O Seltos não é uma novidade total. Mas é novo para a Europa.
É inegável que a KIA tem feito um trabalho muito interessante com os seus novos EV. Basta olhar para o EV2, EV3 ou para aquilo que aí vem com o EV5. Mas, ao mesmo tempo, a marca também percebeu uma coisa que muita gente no setor continua a fingir que não vê. O cliente europeu ainda quer, e muitas vezes precisa, de motores a combustão.
A verdade é que nem todos os condutores podem ter um elétrico em casa e, como tal, é preciso variedade.
Dito tudo isto, o nome Seltos não é propriamente desconhecido para quem anda atento ao setor automóvel. Aliás, trata-se de um dos modelos mais vendidos da KIA a nível global. Um automóvel que agora chega à Europa, curiosamente com mais ambição e com um papel muito importante dentro da estratégia da marca.
Estamos a falar de um SUV do segmento C, ou seja, entra precisamente num dos territórios mais importantes do mercado europeu.
Parece elétrico. Mas não é!
Uma das coisas mais curiosas no novo Seltos está no design. A linguagem visual é claramente inspirada na nova geração de modelos elétricos da KIA, o que faz com que este SUV tenha aquele ar moderno, limpo e tecnológico que a marca tem vindo a puxar para toda a gama.
O que é muito interessante. De facto, o modelo parece muito bem conseguido. Não dá a sensação de ser um monstro para usar em cidade, mas também transmite espaço suficiente para cumprir bem o papel familiar. São 4.43 metros de comprimento, quase 2.7 metros de distância entre eixos e uma bagageira com 536 litros.
Combustão pura, ou híbrido. Porque o mercado ainda não quer só elétricos.
Nada de versões elétricas. O SUV aposta em motorizações a combustão, com e sem eletrificação.
Ou seja, de um lado temos um motor 1.6 Turbo a gasolina com 180 cavalos e 265 Nm, disponível com caixa manual de 6 velocidades ou automática de 7 relações. Do outro, aparece uma proposta full hybrid, com versões de tração dianteira e até uma variante e-AWD de 178 cavalos.
O problema é que esta versão híbrida mais interessante, pelo menos no papel, não está confirmada para Portugal. Muito provavelmente porque seria castigada pelo nosso sistema fiscal.
O preço vai decidir?
Como quase sempre acontece, o sucesso ou falhanço do Seltos em Portugal vai depender muito menos da ficha técnica e muito mais do preço. Porque a proposta faz sentido. O segmento continua forte. O design está bem conseguido. O interior parece competente. E as motorizações encaixam naquilo que o mercado ainda pede.
Agora é esperar pelos números.










