Isto é o que pode fazer já para proteger o seu smartphone Android!

O seu telemóvel vai consigo para todo o lado e, muitas vezes, contém alguns dos seus dados mais sensíveis. As pessoas utilizam-no para fazer operações bancárias e guardar informações de contacto, e algumas utilizam-no para trabalhar. Assim, seria um pesadelo se o seu smartphone caísse nas mãos de outra pessoa. Ou então se fosse vítima de um ataque malicioso. No entanto, há algumas coisas que pode fazer para proteger o seu smartphone Android.

Isto é o que pode fazer já para proteger o seu smartphone Android!

Utilize a autenticação de dois fatores em todo o lado

A autenticação de dois fatores (2FA) é, sem dúvida, a melhor forma de proteger o seu telemóvel Android contra ataques maliciosos. Ao adicionar uma segunda camada durante o processo de início de sessão, um criminoso pode conseguir o acesso à sua palavra-passe e, ainda assim, não conseguir entrar na sua conta sem o seu telemóvel. Existem vários níveis de proteção aqui. Muitos permitem-lhe receber uma mensagem de texto ou um e-mail com um código. Basta iniciar sessão, aguardar o código, introduzir o código e, em seguida, está totalmente ligado. É tão fácil quanto isso.

proteger o seu smartphone Android

Existem também várias aplicações 2FA que pode utilizar para gerar códigos para si. Isto é vantajoso porque não tem de esperar por uma mensagem de texto ou e-mail para iniciar sessão.

Utilize o seu ecrã de bloqueio

O seu ecrã de bloqueio é a primeira linha de defesa quando se trata de proteger o seu telemóvel Android. Afinal de contas, se os ladrões não conseguirem entrar no seu telemóvel, não poderão roubar qualquer informação. O conselho habitual é adicionar biometria ou um padrão, PIN ou palavra-passe de bloqueio ao seu ecrã de bloqueio. Sim, é um passo extra para entrar no seu telemóvel sempre que o quiser utilizar. No entanto, os benefícios valem o seu peso em ouro, uma vez que mais ninguém consegue entrar. No entanto, a maioria das pessoas já conhece esta informação, pelo que não é nada de novo.

proteger o smartphone Android

Algo que muitas pessoas não fazem é personalizar o ecrã de bloqueio. O nível exato e os métodos são ligeiramente diferentes de um telemóvel Android para outro, mas pode adicionar ou subtrair informações do ecrã de bloqueio conforme necessário. Uma dessas ideias é adicionar um contacto de emergência. Se alguém encontrar o seu telemóvel, pode ligar para o seu contacto de emergência diretamente a partir do ecrã de bloqueio. Também pode adicionar uma mensagem no ecrã de bloqueio que pode dar instruções a um estranho para o contactar se encontrar o seu telemóvel perdido.

Utilize o Find My Device da Google

A função Encontrar o meu dispositivo da Google é uma das funcionalidades mais valiosas de qualquer telemóvel Android. Está integrada no sistema operativo Android, pelo que todos os telemóveis Android com os serviços da Google têm esta funcionalidade por defeito. Se não está a par disto a funcionalidade Encontrar o meu dispositivo do Google permite-lhe utilizar um browser ou o telemóvel de outra pessoa para encontrar o seu, desde que o telemóvel não esteja desligado. Também funciona com os smartwatches Wear OS.

Certifique-se de que o Google Play Protect está ativado

O Google Play Protect funciona como uma espécie de antivírus e ajuda a proteger o seu smartphone Android. Está integrado no sistema operativo, pelo que não precisa de fazer nada de especial para o obter. O serviço deve estar ativado por predefinição em todos os dispositivos Android modernos, mas não custa nada verificar, pelo sim pelo não. Abra as definições do seu telemóvel e utilize a pesquisa para o encontrar. A partir daí, utilize o ícone da roda dentada para o ativar ou desativar. Existe também uma opção para analisar o seu dispositivo em busca de aplicações nocivas, mas isso é geralmente desnecessário, uma vez que analisa o dispositivo em segundo plano por si só.

Limpe a atividade do seu dispositivo

Quando troca, vende, perde ou parte um telemóvel, normalmente termina a sessão de tudo e volta a iniciar sessão num novo dispositivo. No entanto, a Google continua a lembrar-se de que iniciou sessão nesses dispositivos antigos e até mantém um registo das sessões que ainda estão ativas. Pode verificar a sua sessão aqui. A versão resumida é que deve terminar a sessão em qualquer dispositivo que já não possua ou utilize para garantir que a sua conta Google não fica comprometida. Uma vez que a sua conta Google está no centro de toda a sua experiência Android, é sem dúvida a conta mais importante de todo o seu telemóvel.

Considere a utilização de um gestor de palavras-passe

As palavras-passe são normalmente um dos elos mais fracos da segurança de uma pessoa. As passwords mais populares do mundo podem ser decifradas em menos de um segundo na maioria das vezes. Muitas pessoas também repetem as suas palavras-passe para vários serviços para facilitar a memorização. As palavras-passe simples e a repetição das mesmas são algumas das razões mais comuns pelas quais as contas das pessoas são pirateadas. As pessoas são vítimas de phishing através de correio eletrónico ou têm as suas palavras-passe divulgadas numa violação de dados e, em seguida, o hacker utiliza a palavra-passe repetida para aceder a várias contas.

proteger atividade no Google

Um gestor de palavras-passe pode resolver muitos desses problemas e ajudar a proteger o seu smartphone Android. Pode utilizar palavras-passe mais complexas e também utilizar palavras-passe diferentes para cada site ou aplicação, uma vez que não tem de se lembrar delas. A Google tem um gestor de palavras-passe integrado no Android. Pode guardar as suas palavras-passe e fazer verificações de segurança, e tem a vantagem de ter o telemóvel a introduzir todas as suas credenciais de início de sessão por si. Alguns gestores de palavras-passe, como o LastPass e o 1Password, também incluem um gerador de palavras-passe que cria palavras-passe aleatórias que são muito mais difíceis de decifrar do que o normal.

Utilize aplicações com encriptação

A encriptação é uma ferramenta imprescindível em 2023, e muitas aplicações Android vêm com ela. Geralmente, quando as pessoas pensam em encriptação, pensam em aplicações de mensagens como o WhatsApp. Estas aplicações de mensagens utilizam a encriptação de ponta a ponta para garantir que todas as mensagens permanecem ilegíveis, exceto para as pessoas que as visualizam nos seus dispositivos. A Google até a inclui na sua aplicação de SMS padrão com suporte RCS. Isto ajuda a manter as suas mensagens longe de olhares curiosos. No entanto, esta é apenas uma parte da equação. Há muitas outras coisas que pode encriptar no seu telemóvel.

Felizmente, a Google tem muitas destas coisas tratadas por defeito. Todas as cópias de segurança dos dados do seu telemóvel para a sua conta Google são encriptadas, pelo que não existem opções mais seguras, a menos que não queira que as nossas informações sejam armazenadas nos servidores da Google.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados