A placa gráfica dedicada para os entusiastas de PC é mesmo real! Afinal de contas, parece que a Intel não se vai focar apenas no mercado ‘Pro’ e de investigação, mas também o clássico mercado de consumo, onde a NVIDIA e a AMD Radeon reinam há muitos anos.

Com lançamento marcado para 2020, a nova família de placas gráficas Intel Xᵉ vai tentar conquistar o mercado de consumo, bem como o mercado ‘Pro’!

Claro que para tirar a NVIDIA do trono, e chatear a AMD na gama média, é necessário lançar produtos com performance a condizer.

Portanto, quanto à performance, os primeiros produtos Xᵉ deverão oferecer um poder de computação à volta dos TFLOP/s (um único digito). Isto para a família de placas focada nos entusiastas e jogadores claro está.

Xᵉ

A Intel quis mostrar o aumento de performance, entre todas as suas gerações de arquiteturas gráficas… Afirmando que irá conseguir atingir o 1 TFLOP/s em 2019!

A Intel não vai lançar apenas uma placa gráfica de topo para o mercado ‘Entusiasta’…

A ideia é lançar uma gama de produtos completa, para atacar o mercado de forma rápida e eficiente. Curiosamente, é também a primeira vez, que a empresa menciona a palavra ‘Entusiasta’, quando fala de gráficos de computador!

Contudo, no mercado empresarial, vemos uma subida na performance bastante mais significativa, em relação à ‘Gen11’!

Onde curiosamente, deveremos encontrar uma performance de computação na ordem dos 2 ou 3 dígitos (TFLOP/s)… O que poderá muito bem querer dizer, que a Intel tem o objetivo de roubar o mercado de computação e centros de dados, das mãos da NVIDIA Tesla e AMD Radeon Instinct.

Xᵉ

Em suma, a Intel quer ir atrás do mercado extremamente lucrativo de centros de dados e computação… Enquanto que aproveita todo o desenvolvimento da arquitetura gráfica, para também atacar o mercado de jogos!


O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.