Intel Foveros – Tecnologia de empilhamento 3D para ‘salvar’ os 10nm!

O nome Foveros, não tem nada a ver com um novo processador super poderoso da Intel… No entanto, pode ser algo que poderá vir dar origem a uma gama de processadores completamente revolucionária!

Intel Foveros – Uma nova tecnologia que irá permitir colocar vários chips de forma vertical, aumentando exponencialmente a velocidade dos aparelhos, sem ter esperar pela maturação do processo de fabrico! (Rir em 10nm da Intel…)

Em suma, com o Foveros, a Intel irá ser capaz de ‘empilhar’ vários tipos de chips, uns em cima dos outros! Incluíndo o CPU, memória, entre outros, sem qualquer tipo de preocupação quanto à tecnologia de produção de cada um!

Pois bem, o ‘Foveros’ tem estado em desenvolvimento há quase duas décadas!

Isto, segundo o que o chefe de arquiteturas de chips, Raja Koduri disse à Reuters… E pelos vistos chegou a altura de sair dos laboratórios, para vir salvar o rabo da Intel!

  • “Estamos a trabalhar nesta tecnologia há quase 20 anos! Existem realmente alguns problemas físicos, no empilhamento de diferentes chips lógicos.”

Intel Foveros

Assim, a Intel, em vez de fabricar chips de 10nm ‘completos’, irá usar esta técnica, para utilizar diferentes componentes dentro do mesmo ‘pacote’

Por exemplo, a Intel poderá usar núcleos de alta performance CPU de 10nm, com chips USB, Wi-Fi, Ethernet, etc… Que podem ser produzidos com outros processos como o de 14nm ou até o de 22nm.

A ideia é lançar esta tecnologia no mercado o quanto antes! Metendo os componentes de baixo consumo por baixo, na base do chip, enquanto que as partes de alta performance ficam por cima.

O primeiro produto desta ‘inovação’, deverá chegar na segunda metade do ano de 2019! Com um CPU de 10nm, uma base de 22nm e uma memória PoP. – O CPU de 10nm irá ser baseado na nova arquitetura também anunciada ontem, de seu nome Sunny Cove.

Intel Foveros

A Intel quer utilizar esta tecnologia em todos os seus produtos, desde o mercado mobile, até ao mercado de centros de dados e investigação!

Curiosamente, isto é que a AMD também está a fazer com os seus novos processadores baseados na arquitetura Zen 2. Em que o CPU é fabricado com o processo de 7nm, com os restantes componentes postos num chip de 14nm.


O que pensa sobre tudo isto? Será esta a ‘safa’ da Intel? Será que vai conseguir parar o comboio da AMD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário