Intel Sunny Cove – Finalmente uma arquitetura para acabar com a AMD!


Por em

Intel Sunny Cove – Pela primeira vez, em vários anos, parece que a Intel está focada no aumento do IPC dos seus processadores (Instruções Por Clock). No fundo, mudanças arquiteturais, permitirão executar mais instruções em paralelo por cada ciclo de processamento. Além disto, as tarefas Single-Thread vão também ser mais rápidas.

A olhar já para 2019, a Intel revelou a sua arquitetura Sunny Cove! A nova geração de CPUs que irão ser produzidos pelo processo de 10nm, e que tem como objetivo máximo, um aumento bastante significativo no IPC!

Para melhorar a performance, esta nova arquitetura traz suporte a instruções AVX-512. Similarmente, operações vetoriais aceleradas irão aumentar imenso a velocidade das redes neurais, bem como dar uma mãozinha na encriptação e compressão de ficheiros.

Intel Sunny Cove – É esperado um aumento de 75% nestas tarefas específicas!

Claro que processar mais instruções, precisa de mais espaço na cache! Por isso, tanto o primeiro como o segundo nível, contam agora com mais 50% de memória. (Pode variar consoante o mercado alvo do CPU.)

Para melhorar ainda mais o processamento de tarefas em paralelo, a Intel adicionou ainda mais ‘estações de reserva’, para passar as instruções, duplicando o seu número, em relação à anterior geração. Assim, podem ser enviadas 5 instruções por ciclo, enquanto que a arquitetura Skylake apenas consegue 4.

Intel Sunny Cove

Pois bem, os processadores Skylake, conseguem gerir duas cargas ao mesmo tempo, bem como manter uma operação em espera, por cada ciclo de processamento… Isto, enquanto que a nova arquitetura Intel Sunny Cove irá ser capaz de duas cargas, e duas operações em espera.


Nota do redator – As atuais arquiteturas ‘Coffee Lake’ e ‘Coffee Lake-R’, são baseadas na arquitetura Skylake!


Contudo, o mais interessante no meio disto tudo, é o endereçamento de memória! É que tanto a AMD como a Intel, mudaram para os 64-bits em 2003… No entanto, até agora, apenas têm usado 48 bits!

Agora, isto vai mudar, com 4PB de memória possível via endereçamento de 52-bit. Em paralelo, endereçamentos virtuais de memória expandem para os 57-bits, permitindo 128PB.

Claro que esta mudança não significa nada para os processadores para o mercado de consumo tradicional… Mas para o mercado de servidores e de inteligência artificial, pode ser um ‘game changer’.

Intel Sunny Cove – Data de lançamento

Os primeiros processadores Intel Sunny Cove irão chegar ao mercado na segunda metade do próximo ano!


O que pensa sobre isto? Irá quebrar o ímpeto da AMD? Partilhe connosco a sua opinião!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Huawei P30 Pro chega com quatro câmaras e um botão especial

Utiliza o Google Fotos? Cuidado que há novos limites!

Seguinte