Intel vai lançar processador com 10 núcleos! Mas os 10nm, só em 2021…

Parece que a Intel vai tentar lutar contra a linha de processadores Ryzen 3000 da AMD, aumentado o número de núcleos físicos para 10! Isto, segundo um planeamento da empresa, que chegou agora à Internet, e mostra aquilo que a Intel tem pronto, para atacar o mercado nos próximos tempos.

Contudo… Será que 10 núcleos irão chegar para lutar contra um Ryzen 3000 com 16 núcleos e 32 threads?

Intel vs AMD



Primeiramente, vamos falar daquilo que ficámos agora a saber! O ‘leak’ chega-nos pelas mãos do reputado site ‘Tweakers‘, revelando todos os processadores que a Intel irá lançar até 2021. (Tanto para Desktop, como para o mercado ‘mobile’.)

Dito isto, os próximos processadores ‘Desktop’ a chegar ao mercado, irão ser os novos Intel Comet Lake-S, similarmente, também vamos ter uma nova linha Xeon E.

E pelos vistos, são estes Comet Lake-S, que vão contar com 10 núcleos de processamento físicos… Sendo basicamente, um ‘Refresh’ da atual 9ª geração Intel Core.

Sendo assim, ambas as gamas vão ser baseadas no já ‘velhinho’ e saturado processo de 14nm++! Ou seja, os primeiros produtos de 10nm, apenas irão chegar ao mercado em 2021…

Intel

Portanto, tendo em conta que a Intel irá ter de competir com os quase no mercado, AMD Ryzen 3000, baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm… As coisas não parecem brilhantes, no futuro da gigante dos micro-processadores.

Aliás, a AMD já anda a ganhar quota de mercado, há vários trimestres, e tendo em conta este planeamento, não me parece que o ritmo irá diminuir, muito pelo contrário.



Intel vs AMD: Será desta que a AMD passa para a frente?

Será que vamos ver a AMD a ultrapassar a Intel na performance e preço? Afinal de contas, apesar da gama Ryzen ser excelente, a Intel ainda tem uma significante vantagem no IPC.

O que por sua vez, torna a solução da Intel mais aliciante para Gaming, bem como outras aplicações.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também