Intel falhou! Placas gráficas são um buraco de 3.5 biliões

Estava à espera de um aumento da competitividade no mundo das placas gráficas? Bem… Correu tudo mal para a Intel! Afinal, ao que tudo indica, o projeto está num ponto em que pode mesmo vir a ser cancelado, ou o departamento vendido ao desbarato no mercado aberto.

Até já temos analistas conceituados a afirmar que não há futuro para a Intel no mundo das placas gráficas! Com o fosso de investimento a ser extremamente fundo e feio. Afinal, a Intel investiu cerca de 3.5 mil milhões de dólares, e pelos vistos, não existe rentabilidade à vista.

Intel falhou! Placas gráficas são um buraco de 3.5 biliões

Intel, Arc

Portanto, segundo um estudo de mercado da conceituada Jon Peddie Research, o departamento de placas gráficas AXG (Intel’s Accelerated Computing Systems and Graphics) já perdeu 3.5 mil milhões de dólares, e pelos vistos, está pronto a perder muito mais.

Sendo exatamente por isso que o mundo dos leaks e rumores já aponta para uma “morte” antecipada. Mas vamos por partes.

O sonho gráfico da Intel começou há cerca de 6 anos, com grandes contratações, e muitos sonhos! Mas, até aqui, ainda não existem sequer esperanças de rentabilidade monetária.

Durante estes mesmos 6 anos, as rivais AMD e NVIDIA lançaram múltiplas gerações de produtos, e estão neste momento a preparar o lançamento de novas gamas muito provavelmente revolucionárias ao nível da performance.

Enquanto a Intel esteve 6 anos a preparar-se, a AMD e NVIDIA ficaram muito mais fortes.

Aliás, além de uma AMD e de uma NVIDIA mais fortes, a Intel mostrou-se incapaz de aproveitar as circunstâncias de mercado no final de 2021 e início de 2022. Afinal de contas, se as Intel Arc Alchemist tivessem sido lançadas nessa altura, quando a procura era muito maior que a oferta, a Intel poderia ter aproveitado para se lançar, ganhar hype, e ir crescendo aos poucos! Mas não… Estamos em Agosto, e ainda não há sinal de lançamento.

Além de tudo isto, a Intel não se pode preocupar apenas e só com as grandes do mundo das placas gráficas. Temos uma série de startups a começar a fazer das suas, especialmente no continente Asiático. Isto já para não falar da Apple, que está cada vez mais forte no mundo gráfico, e que em 1 ou 2 gerações, pode começar a fazer um esforço a sério na parte do gaming com os seus SoCs ‘M’.

A Intel falhou! Agora resta esperar para ver se vai ser sofrer, e perder dinheiro, até ter alguns resultados. Ou se vai atirar a toalha ao chão, de forma a deixar os investidores felizes.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava à espera deste resultado? Ao fim ao cabo, a Intel é gigantesca, tem alguns dos melhores engenheiros do planeta, e recursos até dizer chega… Como é possível não ser competitiva, passados 6 anos?

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Play Store: atenção a esta app com milhões de downloads!

Temos de ter realmente muito cuidado já que um...

Google Maps tem um segredo para ficar muito melhor

O Google Maps é uma aplicação que funciona com...

Waze ganha a função que pode acabar com o Google Maps

Em comparação com todas as outras aplicações não há...

(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente!

(Análise) VIVO V23 5G: Conhece a Vivo? Estamos a...