Intel está a anular os ganhos da AMD em 2021!

Todos os meses, a Valve lança um relatório bastante detalhado acerca do hardware que os utilizadores da Steam usam para jogarem os seus títulos favoritos. É um indicador muito interessante das tendências de mercado, especialmente na adoção de novos processadores e placas gráficas.

Dito tudo isto, parece que em 2021, a Intel foi capaz de anular parte dos ganhos da AMD. Afinal de contas, depois de chegar aos 30% de quota de mercado em Maio, a AMD caiu novamente em Junho! Vamos tentar perceber porquê!

Intel está a anular os ganhos da AMD em 2021!

Portanto, como deve saber, no mundo dos processadores, temos agora 2 gigantes numa guerra bastante acesa. A AMD e a Intel. Eu digo agora, porque durante mais de 10 anos, a AMD foi relegada para uma distante segunda posição, sendo sempre a alternativa ‘budget’, e nunca a marca mais indicada caso quisesse performance pura e dura.

No entanto, depois de uma grande aposta numa arquitetura completamente nova em 2017 (Zen), e sucessivas melhorias à estratégia, com o lançamento de novas arquiteturas (Zen+, Zen 2 e Zen 3), em 2021, a AMD tem conseguido escalar a enorme montanha que é roubar quota de mercado à gigante Intel.

Afinal de contas, lentamente, mas seguramente, a grande rival verdinha começou a fazer das suas, roubando alguns pontos percentuais todos os meses… Bem… Até agora!

Afinal, todos os ganhos que a AMD fez nos últimos meses, foram agora ‘anulados’ ou ‘apagados’ pela Intel. Ou seja, a Intel está de volta às grandes percentagens, com a AMD a cair para os 28.41%. Mas… Porquê?

A resposta é bastante curiosa. É que de forma a tentar competir com as novas arquiteturas da AMD, e todo o seu Hype no mercado, a Intel foi obrigada a focar-se nas gamas médias e gamas baixas. Ou seja, enquanto há alguns anos atrás, para poupar dinheiro, teria de optar por uma plataforma AMD, agora é o contrário! Com o Intel i5-10400F a ser uma escolha brutal, caso queira jogar com muita qualidade, sem gastar muito dinheiro.

Em suma, sim! A Intel está a ganhar quota de mercado, graças ao mercado budget. Especialmente, porque a AMD se focou mais nos produtos com mais margens de lucro, devido à crise de produção.

Será esta a nova tendência de mercado? Uma recuperação por parte da Intel? 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!