Todos os meses, a Valve lança um relatório bastante detalhado acerca do hardware que os utilizadores da Steam usam para jogarem os seus títulos favoritos. É um indicador muito interessante das tendências de mercado, especialmente na adoção de novos processadores e placas gráficas.
Dito tudo isto, parece que em 2021, a Intel foi capaz de anular parte dos ganhos da AMD. Afinal de contas, depois de chegar aos 30% de quota de mercado em Maio, a AMD caiu novamente em Junho! Vamos tentar perceber porquê!
Intel está a anular os ganhos da AMD em 2021!
Portanto, como deve saber, no mundo dos processadores, temos agora 2 gigantes numa guerra bastante acesa. A AMD e a Intel. Eu digo agora, porque durante mais de 10 anos, a AMD foi relegada para uma distante segunda posição, sendo sempre a alternativa ‘budget’, e nunca a marca mais indicada caso quisesse performance pura e dura.
No entanto, depois de uma grande aposta numa arquitetura completamente nova em 2017 (Zen), e sucessivas melhorias à estratégia, com o lançamento de novas arquiteturas (Zen+, Zen 2 e Zen 3), em 2021, a AMD tem conseguido escalar a enorme montanha que é roubar quota de mercado à gigante Intel.
Afinal de contas, lentamente, mas seguramente, a grande rival verdinha começou a fazer das suas, roubando alguns pontos percentuais todos os meses… Bem… Até agora!
Afinal, todos os ganhos que a AMD fez nos últimos meses, foram agora ‘anulados’ ou ‘apagados’ pela Intel. Ou seja, a Intel está de volta às grandes percentagens, com a AMD a cair para os 28.41%. Mas… Porquê?
A resposta é bastante curiosa. É que de forma a tentar competir com as novas arquiteturas da AMD, e todo o seu Hype no mercado, a Intel foi obrigada a focar-se nas gamas médias e gamas baixas. Ou seja, enquanto há alguns anos atrás, para poupar dinheiro, teria de optar por uma plataforma AMD, agora é o contrário! Com o Intel i5-10400F a ser uma escolha brutal, caso queira jogar com muita qualidade, sem gastar muito dinheiro.
Em suma, sim! A Intel está a ganhar quota de mercado, graças ao mercado budget. Especialmente, porque a AMD se focou mais nos produtos com mais margens de lucro, devido à crise de produção.
Será esta a nova tendência de mercado? Uma recuperação por parte da Intel?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!