Pois bem, como deve saber, a Intel a cada lançamento de uma nova geração de processadores, adora lançar uma nova gama de motherboards! O que diga-se de passagem, as mĂĄs lĂnguas tambĂ©m adoram dizer que Ă© apenas para aumentar as receitas… Ora ao que parece, se calhar existe mesmo um fundo de verdade nesta histĂłria, visto que foi novamente provado em vĂdeo, que os novos processadores funcionam em motherboards antigas.
Desta vez foi o overclocker FinlandĂȘs ‘Luumi’. Que publicou no seu canal do Youtube um vĂdeo onde mostra um i9 9900k a chegar atĂ© aos 5.5GHz numa motherboard “nĂŁo compatĂvel”, uma Z170!
Curiosamente, nĂŁo Ă© a primeira vez que um vĂdeo nos mostra ser possĂvel utilizar as “antigas” motherboards com os CPUs de novas geraçÔes. Afinal de contas, o Socket Ă© exatamente o mesmo (LGA1511) nas Ășltimas 3 geraçÔes.
Isto sĂł demonstra que a incompatibilidade das novas geraçÔes de CPUs da Intel, com as “antigas” motherboards… Ă© algo propositado! Pois bem, provavelmente com o objetivo de obter mais e mais lucro a cada lançamento.
Dito isto, se estå interessado em alcançar esta proeza, terå de passar por toda a limitação imposta pelo fabricante. Sendo, necessårio o uso de BIOS modificadas.
Foi exatamente, desta forma que Luumi conseguiu utilizar o i9 9900k com a motherboard Micro-ATX ASRock Z170M OC Formula, alcançando os 5.5GHz!
Realçamos, que passou os testes no CineBench e Prime95 de forma estĂĄvel, como pode ver no vĂdeo em baixo!
Temos ainda de salientar, que a Intel lançou as novas motherboards, dizendo que era necessĂĄrio atualizar o sistema de gestĂŁo de energia de VRMs, para os processadores ‘Intel Coffee Lake’.
Algo que nĂŁo foi suficiente para afastar toda a especulação! Uma vez que, novamente vemos que nĂŁo passa de uma limitação criada propositadamente pela Intel… Para conseguir ‘sacar’ mais uns trocos aos consumidores! Em suma, as “antigas” motherboards de geração 100 e 200 sĂŁo bem capazes de suportar as novas geraçÔes de CPUs.
Curiosamente, isto Ă© exatamente o oposto daquilo que a AMD faz! Enaltecendo que a plataforma AM4 lançada em 2016, atĂ© Ă data jĂĄ suporta 3 geraçÔes de CPUs! E segundo a AMD irĂĄ ser compatĂvel atĂ© 2020! (Ou mais)
đ„ Este artigo foi Ăștil?
SĂȘ o primeiro a votar đ
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂcias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂcias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares Ă grĂĄtis!


