Intel Coffee Lake funcionam mesmo nas motherboards Z170/Z270


Por em

Uma das maiores queixas dos entusiastas acerca da nova oitava geração de processadores Intel “Coffee Lake” e chipset que acompanhou o seu lançamento é a falta de compatibilidade com as motherboards da serie 200 e 100, como a Z170 e Z270, isto apesar de partilharem o mesmo socket LGA1151

Os fãs das teorias da conspiração atribuíram imediatamente as culpas à Intel, afirmando que a empresa apenas garante compatibilidade de duas em 2 gerações, de modo a conseguir ir ao bolso do cliente mais vezes, sem necessidade…

Intel Coffee Lake Z170 Z270

Claro que a empresa explicou a razão da falta de compatibilidade, dizendo que os novos processadores tinham requisitos energéticos mais altos, devido ao aumento de núcleos físicos (introdução de processadores Hexa-Core – 6 núcleos), no entanto nunca explicaram o porquê da falta de compatibilidade com os processadores quad-core – 4 núcleos, como o Core i3-8100 e i3-8350K, que têm o mesmo número de núcleos que a anterior geração compatível com as motherboards Z170/Z270.

Os processadores Intel Coffee Lake encaixam perfeitamente nas sockets LGA1151 das motherboards “velhinhas” com chipset série 200/100, sendo as limitações apenas impostas via software pela própria Intel, tudo isto confirmado agora que alguns modders conseguiram meter alguns destes novos processadores a funcionar nas antigas plataformas.

A Intel está a usar software para prevenir que os processadores Coffee Lake funcionem nas motherboards mais antigas, software esse que se encontra na forma de micro-código para o CPU, na driver iGPU UEFI GOP, e alguns bootstraps do Management Engine na BIOS da motherboard que reconhece os novos processadores, bloqueando o seu funcionamento.

Com a remoção deste software, os modders rootuser123, LittleHill, dsanke, elisw, Mov AX e oxDEAD, conseguiram não só meter os processadores a funcionar em motherboards Z170/270 como também corrigiram alguns problemas de estabilidade e compatibilidade.

Se quiser saber mais, ou até testar o guia no seu computador, clique aqui.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Honor Play 7C chega a 12 de Março com reconhecimento facial

Kaspersky Lab descobre hub de smart home vulnerável a ataques remotos

Seguinte