Intel Coffee Lake funcionam mesmo nas motherboards Z170/Z270

Uma das maiores queixas dos entusiastas acerca da nova oitava geração de processadores Intel “Coffee Lake” e chipset que acompanhou o seu lançamento é a falta de compatibilidade com as motherboards da serie 200 e 100, como a Z170 e Z270, isto apesar de partilharem o mesmo socket LGA1151

Os fãs das teorias da conspiração atribuíram imediatamente as culpas à Intel, afirmando que a empresa apenas garante compatibilidade de duas em 2 gerações, de modo a conseguir ir ao bolso do cliente mais vezes, sem necessidade…

Intel

Claro que a empresa explicou a razão da falta de compatibilidade, dizendo que os novos processadores tinham requisitos energéticos mais altos, devido ao aumento de núcleos físicos (introdução de processadores Hexa-Core – 6 núcleos), no entanto nunca explicaram o porquê da falta de compatibilidade com os processadores quad-core – 4 núcleos, como o Core i3-8100 e i3-8350K, que têm o mesmo número de núcleos que a anterior geração compatível com as motherboards Z170/Z270.

Os processadores Intel Coffee Lake encaixam perfeitamente nas sockets LGA1151 das motherboards “velhinhas” com chipset série 200/100, sendo as limitações apenas impostas via software pela própria Intel, tudo isto confirmado agora que alguns modders conseguiram meter alguns destes novos processadores a funcionar nas antigas plataformas.

A Intel está a usar software para prevenir que os processadores Coffee Lake funcionem nas motherboards mais antigas, software esse que se encontra na forma de micro-código para o CPU, na driver iGPU UEFI GOP, e alguns bootstraps do Management Engine na BIOS da motherboard que reconhece os novos processadores, bloqueando o seu funcionamento.

Com a remoção deste software, os modders rootuser123, LittleHill, dsanke, elisw, Mov AX e oxDEAD, conseguiram não só meter os processadores a funcionar em motherboards Z170/270 como também corrigiram alguns problemas de estabilidade e compatibilidade.

Se quiser saber mais, ou até testar o guia no seu computador, clique aqui.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Atenção Windows 11: há um novo problema que afeta a velocidade!

O Windows 11 teve direito a um novo update muito recentemente (Build 22000.282) que resolve vários bugs. Um deles afetava o desempenho do novo...

Afinal a série que vai derrotar Squid Game (Round 6) é outra!

A Netflix tem destas coisas. Quando achamos que uma série está a ganhar força e vai ultrapassar todas as outras eis que algo acontece...

Windows 11: PC sem suporte? Por enquanto, ainda não acontece

Como deve saber, uma das grandes diferenças no Windows 11, está nos requisitos mínimos de suporte à sua instalação, que deixam muitas máquinas teoricamente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!