Inicio Hardware Intel Core i9-9900k é capaz de atingir os 5.5GHz numa motherboard Z170

Intel Core i9-9900k é capaz de atingir os 5.5GHz numa motherboard Z170

Pois bem, como deve saber, a Intel a cada lançamento de uma nova geração de processadores, adora lançar uma nova gama de motherboards! O que diga-se de passagem, as más línguas também adoram dizer que é apenas para aumentar as receitas… Ora ao que parece, se calhar existe mesmo um fundo de verdade nesta história, visto que foi novamente provado em vídeo, que os novos processadores funcionam em motherboards antigas.



Desta vez foi o overclocker Finlandês ‘Luumi’. Que publicou no seu canal do Youtube um vídeo onde mostra um i9 9900k a chegar até aos 5.5GHz numa motherboard “não compatível”, uma Z170!

i9-9900k é

Curiosamente, não é a primeira vez que um vídeo nos mostra ser possível utilizar as “antigas” motherboards com os CPUs de novas gerações. Afinal de contas, o Socket é exatamente o mesmo (LGA1511) nas últimas 3 gerações.

Isto só demonstra que a incompatibilidade das novas gerações de CPUs da Intel, com as “antigas” motherboards… é algo propositado! Pois bem, provavelmente com o objetivo de obter mais e mais lucro a cada lançamento.

Dito isto, se está interessado em alcançar esta proeza, terá de passar por toda a limitação imposta pelo fabricante. Sendo, necessário o uso de BIOS modificadas.

Foi exatamente, desta forma que Luumi conseguiu utilizar o i9 9900k com a motherboard Micro-ATX ASRock Z170M OC Formula, alcançando os 5.5GHz!

Realçamos, que passou os testes no CineBench e Prime95 de forma estável, como pode ver no vídeo em baixo!

Temos ainda de salientar, que a Intel lançou as novas motherboards, dizendo que era necessário atualizar o sistema de gestão de energia de VRMs, para os processadores ‘Intel Coffee Lake’.



Algo que não foi suficiente para afastar toda a especulação! Uma vez que, novamente vemos que não passa de uma limitação criada propositadamente pela Intel… Para conseguir ‘sacar’ mais uns trocos aos consumidores! Em suma, as “antigas” motherboards de geração 100 e 200 são bem capazes de suportar as novas gerações de CPUs.

Curiosamente, isto é exatamente o oposto daquilo que a AMD faz! Enaltecendo que a plataforma AM4 lançada em 2016, até à data já suporta 3 gerações de CPUs! E segundo a AMD irá ser compatível até 2020! (Ou mais)

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Preparado para fazer as compras de Natal no WhatsApp?

Normalmente quando falamos de novas funcionalidades no WhatsApp, ou se tratam de novidades para deixar as conversas mais interessantes ou então sistemas para reforçar...

Magia? Os jogos da PS4 estão 85% mais rápidos… Na PS4!

Andamos a ouvir dizer que o SSD da PS5 é a melhor invenção de sempre a seguir ao pão fatiado há muitos e longos...

(PS5 e Xbox) Sony e Microsoft estão a cancelar pré-encomendas!?

Se por acaso pré-encomendou uma das consolas de nova geração, é boa ideia estar atento ao progresso da mesma... É que a comunidade gamer...

Tesla recolhe um número louco de dados dos automóveis!

A Tesla já está a recolher grandes quantidades de dados dos possuidores de veículos que estão envolvidos na fase beta do sistema de condução...

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....