Intel Core i9-9900k é capaz de atingir os 5.5GHz numa motherboard Z170

Pois bem, como deve saber, a Intel a cada lançamento de uma nova geração de processadores, adora lançar uma nova gama de motherboards! O que diga-se de passagem, as más línguas também adoram dizer que é apenas para aumentar as receitas… Ora ao que parece, se calhar existe mesmo um fundo de verdade nesta história, visto que foi novamente provado em vídeo, que os novos processadores funcionam em motherboards antigas.



Desta vez foi o overclocker Finlandês ‘Luumi’. Que publicou no seu canal do Youtube um vídeo onde mostra um i9 9900k a chegar até aos 5.5GHz numa motherboard “não compatível”, uma Z170!

i9-9900k é

Curiosamente, não é a primeira vez que um vídeo nos mostra ser possível utilizar as “antigas” motherboards com os CPUs de novas gerações. Afinal de contas, o Socket é exatamente o mesmo (LGA1511) nas últimas 3 gerações.

Isto só demonstra que a incompatibilidade das novas gerações de CPUs da Intel, com as “antigas” motherboards… é algo propositado! Pois bem, provavelmente com o objetivo de obter mais e mais lucro a cada lançamento.

Dito isto, se está interessado em alcançar esta proeza, terá de passar por toda a limitação imposta pelo fabricante. Sendo, necessário o uso de BIOS modificadas.

Foi exatamente, desta forma que Luumi conseguiu utilizar o i9 9900k com a motherboard Micro-ATX ASRock Z170M OC Formula, alcançando os 5.5GHz!

Realçamos, que passou os testes no CineBench e Prime95 de forma estável, como pode ver no vídeo em baixo!

Temos ainda de salientar, que a Intel lançou as novas motherboards, dizendo que era necessário atualizar o sistema de gestão de energia de VRMs, para os processadores ‘Intel Coffee Lake’.



Algo que não foi suficiente para afastar toda a especulação! Uma vez que, novamente vemos que não passa de uma limitação criada propositadamente pela Intel… Para conseguir ‘sacar’ mais uns trocos aos consumidores! Em suma, as “antigas” motherboards de geração 100 e 200 são bem capazes de suportar as novas gerações de CPUs.

Curiosamente, isto é exatamente o oposto daquilo que a AMD faz! Enaltecendo que a plataforma AM4 lançada em 2016, até à data já suporta 3 gerações de CPUs! E segundo a AMD irá ser compatível até 2020! (Ou mais)

Fonte

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Diga o que disser vai chorar com este documentário da Netflix!

Existem filmes e filmes na Netflix! Sendo que uns nos apresentam histórias de ação brutais, comédias de começar a rir e não parar e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!