Depois de muito se falar acerca do chipset Intel Z370, que chegou ao mercado de mãos dadas com os processadores ‘Coffee Lake’, por ser extremamente parecido com o Z270 e até por talvez nem haver necessidade de ser lançado… Chega um documento à Internet que prova a existência de mais dois chipsets que vão acabar por o substituir.

Isto porque os novos processadores da Intel ‘Coffee Lake-S’ devem chegar ao mercado acompanhados por uma nova plataforma, a Z390, que deverá ser tudo aquilo que a Z370 deveria ter sido… mas que nunca foi.

O que se diz por aí é que com a pressa de lançar os Coffee Lake, a gigante dos processadores lançou a plataforma Z370 à pressa… A ideia era que esta plataforma conseguisse pelo menos oferecer o hardware e mecanismos necessários para alimentar os novos processadores.

No entanto, acabou por ser uma Z270 v.2, como até já pudemos perceber pelo número de ‘modders’ que conseguiram correr os processadores mais recentes nas “velhas” plataformas Z170 e Z270.


Intel Z390 X399

A Intel veio hoje confirmar o que já se suspeitava, o verdadeiro chipset para a nova geração de processadores com o nome de Z390, e claro uma versão ainda mais apetrechada, a X399.

As motherboards Z390 e o resto da série 300 vão suportar todos os processadores Intel ‘Coffee Lake’ e ‘Cannon Lake’, de acordo com o documento oficial da Intel que chegou hoje á Internet.

Documento esse que também revela uma série de processadores topo de gama ‘Cannon Lake’ e ‘Coffee Lake’ pensados para a plataforma X399, no entanto como a AMD usou este nome para a primeira geração Threadripper, a Intel ficou hesitante em o usar.

Isto vem assim confirmar que ambos os chipsets, Z390 e X399 deverão chegar muito em breve, provavelmente na Computex, feira de tecnologia em que a Intel marca presença.

Por isso fique atento !

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.