Bélgica definiu ‘loot boxes’ como jogo ilegal!

A Comissão de jogo Belga decidiu, depois de uma investigação preliminar que o sistema de ‘loot boxes’ presente em vários jogos como Overwatch, Fifa 18 e Counter Strike: Global Offensive é agora considerado como um jogo de chance e que por isso está sujeito às leis de jogo da Bélgica.

loot boxes

De acordo com uma declaração do Ministro da Justiça Belga, Joen Geens, estes títulos violam a legislação de jogo do país, por isso os estúdios/programadores podem ser condenados a pagar multas bastante pesadas, na ordem dos 800 000 € ou até a cumprir pena de prisão até 5 anos se não removerem o sistema dos seus jogos.

A comissão usou os seguintes parâmetros para decidir se as ‘loot boxes’ são ou não consideradas um jogo de chance: Se existe um elemento no jogo que permite apostas, com um possível lucro ou perda, onde o resultado final fica à obra do acaso.

A Bélgica foi um dos primeiros países a investigar este tema, logo a seguir ao lançamento do afamado jogo da Electronic Arts, Stars Wars Battlefront II, que implementou um sistema deste tipo extremamente agressivo que fez a comunidade gritar de revolta de uma maneira nunca antes vista.

Curiosamente, a comissão investigou este jogo, mas chegou à conclusão que as recentes mudanças que a produtora fez ao sistema resultaram, e por isso não entra na mesma categorias que os restantes títulos aqui mencionados.

O ministro Joen Geens afirmou ainda que o facto de que estes jogos são primariamente jogados por menores é ainda mais preocupante, salientando que os castigos podem ser duplicados devido a isso.

loot boxes

Dito tudo isto, parece que a comissão irá tentar falar com os estúdios/programadores destes jogos, para tentar apurar responsabilidades.

Esta notícia surge dias após a Holanda também ter tido uma decisão semelhante, declarando quatro jogos como ‘jogo ilegal’ dando aos estúdios/programadores até ao dia 20 de Junho para mudar o sistema ou removê-lo completamente dos seus jogos.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!