Um screenshot daquilo que parecem ser os novos processadores da Intel com um número de núcleos fora do normal tem andado a circular pela Internet e poderá ser a primeira vez que os novos processadores Intel Coffee Lake-S aparecem. Será a resposta à AMD na questão da desvantagem em relação ao número de ‘cores’ ?

Como devem saber, a AMD conseguiu voltar à luta no ano passado com o lançamento da primeira geração de processadores AMD Ryzen, e agora pretende voltar a por o pé no acelerador ao lançar os novos Ryzen 2, baseados na arquitectura Zen+ já no próximo mês.

Por isso é normal que a Intel se sinta obrigada a mexer!

Intel Coffee Lake

Os novos processadores da Intel devem chegar ao mercado acompanhados por uma nova plataforma, a Z390, que deverá ser tudo aquilo que a Z370 deveria ter sido… mas que nunca foi.

O que se diz por aí é que com a pressa de lançar os Coffee Lake, a gigante dos processadores lançou a plataforma Z370 à pressa… A ideia era que esta plataforma conseguisse pelo menos oferecer o hardware e mecanismos necessários para alimentar os novos processadores.

No entanto, acabou por ser uma Z270 v.2, como até já pudemos perceber pelo número de ‘modders’ que conseguiram correr os processadores mais recentes nas “velhas” plataformas Z170 e Z270.

Por isso a Z390 deverá ser aquilo que a Intel planeou originalmente para os processadores Intel Coffee Lake, com todas as novas funcionalidades, por muito que isso custe a quem investiu recentemente numa motherboard Z370.

Tudo isto serve como introdução ao verdadeiro propósito deste artigo, os novos processadores com 8 núcleos da Intel.

Intel Coffee Lake

A screenshot aqui publicada, mostra um processador ‘octa-core’ genuíno com a frequência base de 2.2 GHz, que como podemos ver o programa até tem dificuldade em identificar o modelo, o que é normal em produtos de pré-produção

A plataforma de teste com o nome “Intel Corporation Coffee Lake S82 UDIMM RVP” é consistente com a convenção de nomes das placas de engenharia que a empresa usa, por isso, tudo isto é no mínimo interessante…

Uma coisa é certa, cá estaremos para ver a luta Intel vs AMD, até porque no fim quem ganha acaba sempre por ser o consumidor!

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.