Está com problemas no Instagram? Não é o único!


Por em

Está com problemas em aceder ao Instagram? Não é caso único. De facto o maior site de partilha do mundo tem vindo a ter alguns solavancos nos últimos dias.

Depois de no dia 3 de Outubro, o site e a aplicação terem estado em baixo durante cerca de uma hora, a situação voltou a repetir-se esta noite, já 6 de Outubro. As Stories estão aparentemente a funcionar, mas a atualização do feed não. Na grande maioria dos casos apresenta a mensagem, não foi possível atualizar o feed.

Aceder ao Instagram: Os relatos de interrupção começaram há poucos minutos.

Nos últimos 20 minutos o site https://outage.report/instagram já tem mais de 1200 queixas.

Em termos práticos, esta interrupção global pode afetar mais de mil milhões de utilizadores mensais ativos e mais de 500 milhões de pessoas que acedem ao site diariamente.

Entretanto as mensagens no Twitter já começaram:

Também acabou por surgir no pior momento, uma vez que passaram poucos dias desde a dupla renúncia dos fundadores Mike Krieger e Kevin Systrom a 25 de setembro, após divergências com o grande responsável do Facebook, Mark Zuckerberg.

A saída dos co-fundadores do Instagram preocupa

Como referimos acima os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, abandonaram o barco.

No entanto, antes de chegarmos a este ponto, o Instagram já se estava a transformar numa parte muito mais importante do portfólio de empresas e serviços do Facebook. As pessoas passam cada vez mais tempo no Instagram e continuam a gostar muito desta rede social. Aliás, já ouvi várias vezes os comentários “agora com o Insta, já pouco vou ao Face”. De facto o Instagram tornou-se um impulsionador significativo do tráfego de pequenas empresas. E quando olhamos para as Histórias, GIFs, stickers e muitas outras funcionalidades que foram sendo adicionadas, o Instagram é ainda mais interessante.

No entanto todas estas novidades têm um custo. É que muitas funcionalidades significam a perda da simplicidade ao nível da experiência de utilização. O Instagram já não é aquela pequena aplicação em que tiramos uma foto, colocamos um filtro e já está. De facto, interagimos muito com ela e os Instagrammers “profissionais” já fazem uma concorrência séria aos YouTubers.

Novo Instagram = Facebook 2?

É que com estas demissões é muito provável que o Instagram se torne no Facebook 2. Uma aplicação cheia de menus e de funcionalidades de que muitas das vezes nem precisamos.

Numa entrevista ao The Wall Street Journal que foi realizada antes do anúncio de segunda-feira, Kevin deixa claro que não se arrepende de ter vendido o Instagram ao Facebook em 2012.

do Instagram

Os co-fundadores do Instagram podem ter algo na manga

Estamos a planear tirar algum tempo para novamente explorarmos a nossa curiosidade e criatividade. Construir coisas novas requer que recuemos, entendamos e nos inspiremos nas coisas que o mundo precisa; é isso que planeamos fazer.

Continuamos empolgados com o futuro do Instagram e do Facebook nos próximos anos, apesar de passarmos de líderes para dois utilizadores. Estamos ansiosos para ver o que estas empresas inovadoras e extraordinárias farão a seguir ”.

Não houve beija-mão a Mark Zuckerberg

Curiosamente nada foi dito acerca de Mark Zuckerberg ou Sheryl Sandberg. Ou seja, não nos parece que as relações tenham ficado muito boas.

Claro que tudo o que possa ser dito agora é mera especulação. Mas sinceramente não será difícil adivinharmos que este problema está num choque de ideais entre os fundadores do Instagram e os patrões do Facebook. A nosso ver, os criadores do Instagram queriam manter a simplicidade desta rede social. Já os responsáveis do Face querem adicionar mais e mais coisas.

Com a saída de Kevin Systrom e Mike Krieger, o futuro do Instagram é incerto, mas tenho quase a certeza que eles vão refletir e talvez criar a de “next big thing”.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Cuidado! Atualização do Windows 10 pode apagar os seus dados

NVIDIA GeForce RTX – Chegaram os primeiros benchmarks Ray Tracing!

Seguinte