Está com problemas no Instagram? Não é o único!

Está com problemas em aceder ao Instagram? Não é caso único. De facto o maior site de partilha do mundo tem vindo a ter alguns solavancos nos últimos dias.

Depois de no dia 3 de Outubro, o site e a aplicação terem estado em baixo durante cerca de uma hora, a situação voltou a repetir-se esta noite, já 6 de Outubro. As Stories estão aparentemente a funcionar, mas a atualização do feed não. Na grande maioria dos casos apresenta a mensagem, não foi possível atualizar o feed.

Aceder ao Instagram: Os relatos de interrupção começaram há poucos minutos.

Nos últimos 20 minutos o site https://outage.report/instagram já tem mais de 1200 queixas.

Em termos práticos, esta interrupção global pode afetar mais de mil milhões de utilizadores mensais ativos e mais de 500 milhões de pessoas que acedem ao site diariamente.

Entretanto as mensagens no Twitter já começaram:

Também acabou por surgir no pior momento, uma vez que passaram poucos dias desde a dupla renúncia dos fundadores Mike Krieger e Kevin Systrom a 25 de setembro, após divergências com o grande responsável do Facebook, Mark Zuckerberg.

A saída dos co-fundadores do Instagram preocupa

Como referimos acima os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, abandonaram o barco.

No entanto, antes de chegarmos a este ponto, o Instagram já se estava a transformar numa parte muito mais importante do portfólio de empresas e serviços do Facebook. As pessoas passam cada vez mais tempo no Instagram e continuam a gostar muito desta rede social. Aliás, já ouvi várias vezes os comentários “agora com o Insta, já pouco vou ao Face”. De facto o Instagram tornou-se um impulsionador significativo do tráfego de pequenas empresas. E quando olhamos para as Histórias, GIFs, stickers e muitas outras funcionalidades que foram sendo adicionadas, o Instagram é ainda mais interessante.

No entanto todas estas novidades têm um custo. É que muitas funcionalidades significam a perda da simplicidade ao nível da experiência de utilização. O Instagram já não é aquela pequena aplicação em que tiramos uma foto, colocamos um filtro e já está. De facto, interagimos muito com ela e os Instagrammers “profissionais” já fazem uma concorrência séria aos YouTubers.

Novo Instagram = Facebook 2?

É que com estas demissões é muito provável que o Instagram se torne no Facebook 2. Uma aplicação cheia de menus e de funcionalidades de que muitas das vezes nem precisamos.

Numa entrevista ao The Wall Street Journal que foi realizada antes do anúncio de segunda-feira, Kevin deixa claro que não se arrepende de ter vendido o Instagram ao Facebook em 2012.

do Instagram

Os co-fundadores do Instagram podem ter algo na manga

Estamos a planear tirar algum tempo para novamente explorarmos a nossa curiosidade e criatividade. Construir coisas novas requer que recuemos, entendamos e nos inspiremos nas coisas que o mundo precisa; é isso que planeamos fazer.

Continuamos empolgados com o futuro do Instagram e do Facebook nos próximos anos, apesar de passarmos de líderes para dois utilizadores. Estamos ansiosos para ver o que estas empresas inovadoras e extraordinárias farão a seguir ”.

Não houve beija-mão a Mark Zuckerberg

Curiosamente nada foi dito acerca de Mark Zuckerberg ou Sheryl Sandberg. Ou seja, não nos parece que as relações tenham ficado muito boas.

Claro que tudo o que possa ser dito agora é mera especulação. Mas sinceramente não será difícil adivinharmos que este problema está num choque de ideais entre os fundadores do Instagram e os patrões do Facebook. A nosso ver, os criadores do Instagram queriam manter a simplicidade desta rede social. Já os responsáveis do Face querem adicionar mais e mais coisas.

Com a saída de Kevin Systrom e Mike Krieger, o futuro do Instagram é incerto, mas tenho quase a certeza que eles vão refletir e talvez criar a de “next big thing”.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Não, o Galaxy Z Flip 6 não é um topo de gama a sério!

Todos os anos é a mesma lenga-lenga. Chega o verão e a Samsung lança uma nova gama de smartphones dobráveis na icónica altura de...

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados