Como é que a Huawei ultrapassou a Samsung? (Sem Google!?)

Como deve saber, a Huawei levou com uma proibição de proporções gigantescas no ano passado (Maio de 2019), o que obrigou ao corte de relações com a gigante da pesquisa Google, que é a responsável pelo maior sistema operativo mobile do planeta, o Android.

E caso não saiba, em 2020, esta proibição ficou ainda mais pesada, visto que a Huawei se viu obrigada a dizer adeus a um dos seus parceiros mais valiosos, a TSMC. (Saiba mais aqui)

No entanto, mesmo com tudo isto às costas… A Huawei ultrapassou a Samsung no mercado de smartphones! Sendo agora a maior fabricante de telemóvel da indústria… Mas como é que isto aconteceu?



P30 Pro vs Galaxy S10

Portanto, retirando qualquer ‘paninho quente’ da equação, os smartphones Huawei são agora menos apelativos devido ao desaparecimento dos serviços Google. Ao fim ao cabo, ter um smartphone Android sem acesso à Google Play Store é no mínimo estranho e pouco recomendável.

No entanto, é notório (e de louvar) que a Huawei está a fazer um excelente trabalho na implementação e desenvolvimento do seu próprio ecossistema. Mas também é óbvio que ninguém estava à espera que a Huawei tivesse o mínimo sucesso no imediato. Ao fim ao cabo, manter o seu ritmo competitivo no período imediatamente após a proibição de Trump, seria algo quase impossível… Mas a verdade é que aconteceu!

Na minha opinião, se a Huawei se aguentou até agora, muito provavelmente só vai ter sucesso à sua frente. Aliás, prova disto mesmo é o P40 Pro+ que tivemos a oportunidade de analisar nas últimas semanas. Que claro está, não tem Google, mas não é de todo um smartphone limitado devido a essa situação.

Mas vamos ao que interessa… Como é que a Huawei ultrapassou a gigante Samsung sem Google nas suas fileiras?

Curiosamente, na verdade, a resposta a esta questão não é assim tão complicada quanto isso. Tudo se deve ao patriotismo dos Chineses, e impacto do COVID-19 na indústria.

Ao fim ao cabo, a Counterpoint Research, fez as contas e chegou à conclusão que a quota de mercado da Samsung baixou para 17%, enquanto a Huawei continuou a crescer. Sabe porquê?

Muito resumidamente, quando a Huawei foi banida dos Estados Unidos, os consumidores Chineses rapidamente se viraram para os produtos da empresa, e claro, como a China voltou à normalidade mais cedo que o resto do planeta, tivemos este curioso fenómeno de ultrapassagem repentina no mercado.

Agora resta esperar para ver o que vai acontecer no resto do ano. Será que esta tendência é para se manter, ou a Samsung vai apostar tudo no Note 20 para regressar ao poleiro?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gran Turismo 7: Meteorologia vai afetar TUDO!

Gran Turismo sempre teve o grande objetivo de ser um simulador a sério, e pelos vistos, com o novo título da saga (GT 7),...

iPhone 13: ‘Notch’ ficou mais pequena, mas esqueça a % da bateria

A nova gama de smartphones iPhone 13 já foi anunciada! Trazendo consigo um design ligeiramente diferente, onde claro está, temos de salientar a diminuição...

Alerta Windows 10: apague agora mesmo a sua password!

A Microsoft acaba de lançar o alerta para milhões de utilizadores do Windows 10 e pede que as pessoas apaguem as suas passwords. Atenção,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!