Huawei P Smart vs Huawei Mate 10 Lite: Qual devem comprar?


Por em

Foi hoje em Lisboa que a Huawei apresentou o novo smartphone Huawei P Smart, num evento onde a Leak esteve presente. Este equipamento de gama média tem como principal objetivo ocupar o lugar do Huawei P8 Lite 2017 e oferecer aos consumidores um bom equipamento, com um preço muito atrativo. Entre o Huawei P Smart e Huawei Mate 10 Lite, qual devem comprar?

Huawei P Smart vs Huawei Mate 10 Lite

A versão do Huawei P Smart que chega a Portugal disponibiliza 3 GB de memória e 32GB de armazenamento, talvez porque este equipamento não quer concorrer com o Mate 10 Lite. Pelo preço seria uma alternativa muito interessante. Importa salientar que lá fora existe uma versão com 4GB de memória e 64GB de capacidade de armazenamento.

O novo Huawei P Smart vem com 3GB de memória e 64GB de capacidade de armazenamento

No entanto se considerarmos que o Huawei P Smart custa 279 Euros e que no comparador de preços Kuanto Kusta encontrámos o Huawei Mate 10 Lite a 289 Euros, não será mais proveitosa a segunda opção?

Ao nível do design não existem grandes diferenças entre os dois equipamentos. A principal talvez esteja no próprio ecrã. Embora ambos tenham a resolução de 2160×1080 pixéis, o do Mate 10 Lite é maior com as suas 5.9 polegadas ao invés das 5.6 do P Smart. É verdade que não é muito, mas faz diferença.

No processador tudo igual, mas na memória e na capacidade de armazenamento não. O Huawei Mate 10 Lite vem com 4GB de memória, o que por si só significa que vamos ter um equipamento para muito mais tempo. Em paralelo, os 64GB são uma boa notícia uma vez que vamos ter muito mais espaço para música, filmes e aplicações, sem necessitarmos de estar logo a recorrer a um cartão microSD. Conforme referimos acima, o P Smart vem com 3GB de memória e 32GB de capacidade de armazenamento. Já que há pouco falámos em cartões, importa destacar que ambos os equipamentos podem acomodar um microSD até 256GB.

E eis que chegamos às câmaras. Neste campo, o Huawei Mate 10 Lite é também um claro vencedor. Ao nível das especificações, encontramos a mesma configuração de câmara dupla na parte traseira em ambos os equipamentos. A única diferença está na disposição das mesmas. O Mate 10 Lite tem dois sensores de 13 e 2 megapixéis na vertical, enquanto que no P Smart elas surgem na horizontal. No entanto existe uma diferença a favor do Mate. É que este equipamento conta com duas câmaras frontais, ao invés de uma só. Isto garante, por si só, selfies com maior qualidade e com todos os efeitos que tanto apreciamos.

O Huawei Mate 10 Lite vem com quatro câmaras

No que diz respeito à bateria o Mate 10 Lite garante mais autonomia. Vem com uma bateria de 3340 mAh, em oposição à de 3.000 do P Smart.

No entanto existe uma área em que, para já, o P Smart ganha. É que este equipamento já vem com o sistema operativo Android Oreo e com a interface EMUI 8.0, enquanto o Mate 10 Lite ainda está na versão anterior. No entanto é uma questão de tempo até que o Mate receba o Android Oreo, uma vez que a Huawei já o confirmou.

Afinal em que ficamos?

Se leram atentamente todos os pontos que referimos acima, o Huawei Mate 10 Lite é claramente o grande vencedor, especialmente se considerarmos o preço a que o encontrámos no Kuanto Kusta. No entanto, se fossemos pelos valores de tabela, ou seja, 399 Euros para o Mate 10 Lite, então também lhe daríamos a taça mas de forma diferente. Eventualmente consideraríamos o P Smart a melhor opção para quem não quer gastar mais de 300 Euros e o Mate 10 Lite a escolha acertada para quem quer um equipamento entre os 300 e os 400.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Categorias Especiais
Anterior

Smartphones de topo da Sony recebem dois anos de atualizações

Mini-smartphone da Nokia passa pela FCC. Será o Nokia 1?

Seguinte