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Huawei aponta à Apple e Samsung e diz que não atrasa nada

Há dois dias, a Autoridade da Concorrência em Itália multou a Apple e a Samsung em 15 milhões de dólares devido a uma “investigação complexa” em que se descobriu que ambas as empresas forçaram a implementação de atualizações nos utilizadores que, sem o conhecimento deles, diminuía a velocidade do hardware mais antigo. Em teoria isto poderia levar a que as pessoas migrassem para um equipamento mais recente e que funcionasse melhor.

Uma bicada no Twitter à Apple e à Samsung mas que não foi a única

Ora a Huawei que neste momento é número dois no mundo e quer ser número um, não perdeu a oportunidade de mandar uma bicada aos seus rivais. Assim, colocou um tweet na sua conta oficial inglesa. Na prática, este fabricante afirma que “nunca” desaceleraria os telemóveis “para forçar uma atualização”.

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Para além disto, aproveitou a oportunidade para divulgar os novos Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro e sobretudo a velocidade destes topos de gama. Também aproveitou as hashtags “BornFastStaysFast” e “NeverSlowDown”.

Esta não é a primeira vez que a Huawei aponta bateria aos rivais. Em Março, antes do anúncio do P20 Pro, a Huawei estacionou camiões à porta das lojas Samsung e Apple em Inglaterra, que promoviam o seu smartphone.

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Foto: The Inquirer

Mais tarde, em setembro, a empresa chinesa encarregou-se de distribuir gratuitamente powerbanks aos clientes que esperavam pelos novos modelos do iPhone XS.

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Mais recentemente, a visada foi a Apple na apresentação do Mate 20 Pro. Nesta oficialização surgiu uma imagem de um Mate 20 Pro a carregar o iPhone XS Max através da nova funcionalidade de carregamento sem fios.

Uma luta intensa entre fabricantes

De facto a luta entre fabricantes está a ficar muito intensa. É caso para dizer que já parecem as guerras do futebol. No entanto nada disto é de estranhar. Hoje em dia é quase uma necessidade dado o grande número de equipamentos que existem no mercado.

Estas bicadas da Huawei não surgem por acaso e estão enquadradas numa estratégia de crescimento global. Nesse sentido, têm sido feito muitas campanhas para aumentar a notoriedade, colaborações com atores, presença em feiras internacionais e muito mais. Isto não começou agora e de facto tem sido o trabalho de anos. Eis os principais destaques:

1 – Campanhas para aumentar a notoriedade da marca

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A Huawei não quis apenas entrar no mercado com produtos funcionais, em vez disso, focou-se muito em fazer crescer a sua marca! E para isso, a empresa sabia que tinha de ganhar ‘Hype’ nos mercados locais e criar conteúdo ‘fora-da-caixa’, e por isso, decidiu criar a campanha ‘Huawei Best Wei‘. A ideia era reunir talento local, para criar conteúdo criativo e apelativo de modo a agarrar o público alvo.

2. Colaborações com celebridades de cinema

A Huawei teve um grande número de colaborações bem sucedidas no passado! Entre estas podemos especificar a do Huawei P9, com Henry Cavill (Super-Homem) e Scarlett Johansson (Viúva Negra).

O anúncio publicitário salientou as capacidades fotográficas das câmeras de 12MP dos Huawei P9 e P9 Plus. Com Henry Cavill a representar as funcionalidades monocromáticas, enquanto que Scarlett Johansson representou a parte das cores.

Em suma, este tipo de celebridades conta com uma número completamente massivo de seguidores! Por isso, é certo que um anúncio publicitário bem produzido irá garantir um bom ‘boost’ na popularidade da marca.

3. Apresentação de produtos em feiras internacionais

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Um dos segredos do sucesso da Huawei, está na apresentação dos seus produtos em convenções de larga escala.

Ou seja, nos últimos anos, a Huawei tem marcado presença em feiras internacionais como a Mobile World Congress (MWC), com uma grande variedade de atividades ou apresentações.

Em paralelo, durante estes eventos, a empresa não falha qualquer oportunidade de interagir com parceiros ou operadores, de modo a discutir o futuro da indústria móvel, até aconselhando outras empresas como é que podem levar o seu negócio mais além.

Em síntese, este tipo de eventos é uma excelente maneira de aumentar a popularidade de uma marca, para promover novos produtos, e talvez mais importante que isso, mostrar a um público muito alargado todas as inovações e conquistas da empresa.

4. 44 milhões de seguidores no Facebook, devido a publicação de posts apelativos e criativos.

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O sucesso online da Huawei pode ser muito bem atribuído às publicações nas suas páginas nas redes sociais!

Ou seja, ao manter a consistência e assegurando que todas as páginas estão atualizadas, a marca consegue que muitos fãs interajam com as publicações, por via de comentários, partilhas ou identificações.

Isto já para não falar dos muitos passatempos que faz, tanto nas suas páginas oficiais como em parceria com outros meios.

E claro… As farpas que já falámos e que manda às rivais nas redes sociais, ou até nos eventos de lançamento destas!

5. Anúncios publicitários de alto perfil no terreno!

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Na Europa… A Huawei está em todo o lado!

É impossível visitar uma cidade Europeia sem ver um anúncio gigante da Huawei. Aliás, se for ver um jogo de futebol e não vislumbrar o logo da Huawei, talvez precisa de óculos urgentemente! Pois, a marca tem parcerias estratégicas com vários clubes de topo, como Arsenal, AC Milan ou Benfica em Portugal. Similarmente, também tem parcerias com estrelas mundiais do desporto, como Lionel Messi. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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