Connect with us

Reviews

EaseUS Todo Backup – Todos os backups que irá precisar numa só aplicação!

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Se é daquelas pessoas que sabe a importância de ter backups actualizados, mas que simplesmente não tem paciência para os fazer (como eu :D), talvez seja boa ideia olhar para o EaseUS Todo Backup!

Solução de backup e recuperação da EaseUS

A EaseUS Software promete facilitar imenso este processo com a sua ferramenta de backups, que é capaz de criar uma ‘imagem’ de toda a sua drive, incluindo o Sistema Operativo!

  • Por isso, se por acaso tiver algum problema no seu disco, pode restaurar tudo de uma vez, em vez de instalar o Windows, e posteriormente as suas aplicações.

Além disto, pode agendar backups, de modo a ter sempre os seus ficheiros mais importantes protegidos! Com os modos de backup ‘Completo’, ‘Diferencial’ e ‘Incremental’.

A palavra de ordem desta aplicação é a ‘facilidade‘, por isso, não só é extremamente fácil criar um backup, como é também restaurar o seu PC a partir deste mesmo backup.

Pode não ter noção, mas todos os dias, milhares de PCs por este mundo fora são vítimas de instabilidade, vírus, falhas de hardware, e até mãos de manteiga dos seus utilizadores enquanto estes bebem café ou chá com o portátil ao colo… Em suma, é sempre bom termos um backup actualizado, para o que der e vier.

Introdução, Interface e Experiência de Utilização

Quer esteja a fazer backup do seu sistema pela primeira vez, ou esteja a mudar de gestor de backups, a aplicação EaseUS Todo Backup irá assegurar qualquer situação! Isto com uma interface super simples e ‘clean’.

EaseUS Todo Backup

Fazer um backup manual está sempre à distância de 2 ou 3 cliques.

Dito isto, a primeira vez que executa a aplicação EaseUS Todo Backup, esta irá começar a copiar a sua pasta Documentos, usando a sua funcionalidade Smart Backup.

Criando um Backup completo uma vez por semana, e um backup diferencial uma vez de meia em meia hora, se detetar alguma alteração nos ficheiros em disco.

Um backup diferencial é muito mais pequeno que um backup completo, e por isso, com uma criação bastante mais rápida. No entanto, demora mais algum tempo a restaurar, pois irá ter de ser combinado com o Backup completo mais recente.

Para uma utilização mais básica, isto pode ser suficiente! Mas pode sempre fazer e agendar os seus próprios backups personalizados, onde podemos incluir imagem completas do sistema, que é basicamente uma cópia de todo o sistema de ficheiros em disco.

Em paralelo, pode ainda clonar driver, o que é excelente se por acaso ainda usa um disco rígido mecânico, e está a pensar mudar para um SSD.

A aplicação ‘Pro’, tem mais algumas funcionalidades interessantes.

Onde podemos incluir backups mais rápidos, e backups baseados em eventos. Contudo, a versão free tem todos as funcionalidades essenciais que poderá necessitar numa fase inicial, para proteger os seus dados.

Performance e Funcionalidades

EaseUS Todo Backup

Pois bem, lá pela interface da aplicação estar bem conseguida, não quer dizer que a aplicação consiga fazer tudo aquilo que promete… Bem neste caso quer!

O EaseUS Todo Backup cumpriu todas as tarefas que se propõe, onde podemos incluir:

  • Backup de Imagem do Sistema
  • Backup de Discos
  • Backup de Partições singulares
  • Backup de ficheiros escolhidos a dedo.

Claro que estes backups não são super rápidos, e irão sempre depender da velocidade dos seus discos, bem como na quantidade de dados a processar…

Outras funcionalidades incluem, como mencionado em cima, a possibilidade de clonar uma drive inteira (apenas MBR).

Que irá optimizar os sectores para instalação numa drive SSD. Limpeza de disco, e até uma função de Boot Recovery, que irá possibilitar através desta imagem, de modo a restaurar o seu sistema sem o uso de uma drive Boot.

Ou seja, o EaseUS Todo oferece imagens boot para Linux e Windows, que podem posteriormente ser instalas num DVD ou numa Pen USB! Além disto, existe ainda a possibilidade de criar um ficheiro ‘.iso’. (Para gravar num outro programa, ou fazer boot através da rede.)

Mas talvez a funcionalidade mais interessante, e provavelmente mais importante para a grande maioria dos utilizadores que odeia fazer backups… O EaseUS Smart Backup!

Como já mencionámos em cima, o EaseUS Todo tem uma ferramenta que irá fazer backups das suas pastas ‘pessoas’ como os Meus Documentos, Fotos, Vídeos, etc… Bem como dos seus e-mail (Limitado ao Microsoft Outlook por enquanto.)

Backus para qualquer lado!

EaseUS Todo Backup

Uma das características mais interessante do EaseUS Todo Backup, é a possibilidade de mudar o destino dos seus backups para:

  • Discos rígidos (HDD/SSD)
  • CD’s/DVD’s
  • Unidades de Fita
  • Localizações na Rede
  • Site FTP
  • DropBox/Google Drive/OneDrive

Para quem acha ridículo existir a possibilidade de fazer backups de Unidades de Fita ou até CD/s… Ficaria surpreendido com a quantidade de ficheiros que ainda se encontram neste tipo de média.

Mas o que é realmente interessante, é conseguir fazer backups directamente para a Cloud e para unidades NAS que por ventura possam existir na rede. Algo que pode parecer algo óbvio e necessário, mas que várias aplicações deste género ignoram.

Além disso, é muito bem ver que a aplicação apenas cria um único processo em segundo plano! Enquanto rivais como Acronis, Aomei e Macrium criam vários, afectando significativamente a performance do sistema.

Conclusão

O EaseUS Todo Backup Home é uma excelente aplicação de backup!

Muito bem pensada para o consumidor tradicional, bem como alguns meios empresariais. Que faz tudo aquilo que se propõe a fazer, com uma interface bastante simples e bonita, e com uma velocidade acima da média.

Afinal de contas, o facto de conseguir fazer backups directamente para a Google Drive, Dropbox ou OneDrive, é excelente. E por si só irá convencer vários utilizadores a dar os 25€ da licença Pro.

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Especiais34 mins atrás

Afinal o Google+ morre mais cedo. Descoberta nova falha!

O Google anunciou que encontrou uma segunda vulnerabilidade no Google+. Como resultado, o encerramento do Google+ foi passado de Agosto...

Jogos55 mins atrás

PlayStation Classic já foi pirateada para correr jogos através de uma PEN

A PlayStation Classic é um bom esforço da Sony, para tentar puxar pela nostalgia dos jogadores fãs da sua já...

Android3 horas atrás

OnePlus 6T McLaren Edition: Chegou o fórmula um dos telemóveis

As parcerias entre fabricantes de dispositivos móveis e marcas de carros, levam normalmente a produtos interessantes. É algo que já...

Android4 horas atrás

Android Pie para o Pocophone F1 já disponível. Descarregue já!

Há equipamentos que fazem a diferença no mercado e sem dúvida que o Pocophone F1 é um deles. Na prática este...

Android5 horas atrás

Instale agora mesmo o Android Pie no Xiaomi Mi A2

O Android Pie já chegou ao Xiaomi Mi A2 há alguns dias. Infelizmente os primeiros equipamentos que receberam esta versão...

Hardware5 horas atrás

Gigabyte GeForce RTX 2060 OC sorriu para a câmera!

O popular site de ‘leaks’ VideoCardz, conseguiu meter as mãos numa série de fotos da placa gráfica GeForce RTX 2060...

NVIDIA RTX NVIDIA RTX
Hardware16 horas atrás

(Leak) NVIDIA RTX 2060 ‘Mobility’ a chegar com 6GB de memória!

Os jogadores desesperaram pelo anúncio de novas placas gráficas por parte da NVIDIA, algo que acabou por acontecer no passado...

Android17 horas atrás

Huawei Nova 4: Agora já há muito poucos segredos

Foi hoje que a Honor lançou um dos novos topos-de-gama Honor View 20 com a câmara integrada no ecrã. Agora...