EaseUS Todo Backup – Todos os backups que irá precisar numa só aplicação!

Se é daquelas pessoas que sabe a importância de ter backups actualizados, mas que simplesmente não tem paciência para os fazer (como eu :D), talvez seja boa ideia olhar para o EaseUS Todo Backup!

Solução de backup e recuperação da EaseUS

A EaseUS Software promete facilitar imenso este processo com a sua ferramenta de backups, que é capaz de criar uma ‘imagem’ de toda a sua drive, incluindo o Sistema Operativo!

  • Por isso, se por acaso tiver algum problema no seu disco, pode restaurar tudo de uma vez, em vez de instalar o Windows, e posteriormente as suas aplicações.

Além disto, pode agendar backups, de modo a ter sempre os seus ficheiros mais importantes protegidos! Com os modos de backup ‘Completo’, ‘Diferencial’ e ‘Incremental’.

A palavra de ordem desta aplicação é a ‘facilidade‘, por isso, não só é extremamente fácil criar um backup, como é também restaurar o seu PC a partir deste mesmo backup.

Pode não ter noção, mas todos os dias, milhares de PCs por este mundo fora são vítimas de instabilidade, vírus, falhas de hardware, e até mãos de manteiga dos seus utilizadores enquanto estes bebem café ou chá com o portátil ao colo… Em suma, é sempre bom termos um backup actualizado, para o que der e vier.

Introdução, Interface e Experiência de Utilização

Quer esteja a fazer backup do seu sistema pela primeira vez, ou esteja a mudar de gestor de backups, a aplicação EaseUS Todo Backup irá assegurar qualquer situação! Isto com uma interface super simples e ‘clean’.

EaseUS Todo Backup

Fazer um backup manual está sempre à distância de 2 ou 3 cliques.

Dito isto, a primeira vez que executa a aplicação EaseUS Todo Backup, esta irá começar a copiar a sua pasta Documentos, usando a sua funcionalidade Smart Backup.

Criando um Backup completo uma vez por semana, e um backup diferencial uma vez de meia em meia hora, se detetar alguma alteração nos ficheiros em disco.

Um backup diferencial é muito mais pequeno que um backup completo, e por isso, com uma criação bastante mais rápida. No entanto, demora mais algum tempo a restaurar, pois irá ter de ser combinado com o Backup completo mais recente.

Para uma utilização mais básica, isto pode ser suficiente! Mas pode sempre fazer e agendar os seus próprios backups personalizados, onde podemos incluir imagem completas do sistema, que é basicamente uma cópia de todo o sistema de ficheiros em disco.

Em paralelo, pode ainda clonar driver, o que é excelente se por acaso ainda usa um disco rígido mecânico, e está a pensar mudar para um SSD.

A aplicação ‘Pro’, tem mais algumas funcionalidades interessantes.

Onde podemos incluir backups mais rápidos, e backups baseados em eventos. Contudo, a versão free tem todos as funcionalidades essenciais que poderá necessitar numa fase inicial, para proteger os seus dados.

Performance e Funcionalidades

EaseUS Todo Backup

Pois bem, lá pela interface da aplicação estar bem conseguida, não quer dizer que a aplicação consiga fazer tudo aquilo que promete… Bem neste caso quer!

O EaseUS Todo Backup cumpriu todas as tarefas que se propõe, onde podemos incluir:

  • Backup de Imagem do Sistema
  • Backup de Discos
  • Backup de Partições singulares
  • Backup de ficheiros escolhidos a dedo.

Claro que estes backups não são super rápidos, e irão sempre depender da velocidade dos seus discos, bem como na quantidade de dados a processar…

Outras funcionalidades incluem, como mencionado em cima, a possibilidade de clonar uma drive inteira (apenas MBR).

Que irá optimizar os sectores para instalação numa drive SSD. Limpeza de disco, e até uma função de Boot Recovery, que irá possibilitar através desta imagem, de modo a restaurar o seu sistema sem o uso de uma drive Boot.

Ou seja, o EaseUS Todo oferece imagens boot para Linux e Windows, que podem posteriormente ser instalas num DVD ou numa Pen USB! Além disto, existe ainda a possibilidade de criar um ficheiro ‘.iso’. (Para gravar num outro programa, ou fazer boot através da rede.)

Mas talvez a funcionalidade mais interessante, e provavelmente mais importante para a grande maioria dos utilizadores que odeia fazer backups… O EaseUS Smart Backup!

Como já mencionámos em cima, o EaseUS Todo tem uma ferramenta que irá fazer backups das suas pastas ‘pessoas’ como os Meus Documentos, Fotos, Vídeos, etc… Bem como dos seus e-mail (Limitado ao Microsoft Outlook por enquanto.)

Backus para qualquer lado!

EaseUS Todo Backup

Uma das características mais interessante do EaseUS Todo Backup, é a possibilidade de mudar o destino dos seus backups para:

  • Discos rígidos (HDD/SSD)
  • CD’s/DVD’s
  • Unidades de Fita
  • Localizações na Rede
  • Site FTP
  • DropBox/Google Drive/OneDrive

Para quem acha ridículo existir a possibilidade de fazer backups de Unidades de Fita ou até CD/s… Ficaria surpreendido com a quantidade de ficheiros que ainda se encontram neste tipo de média.

Mas o que é realmente interessante, é conseguir fazer backups directamente para a Cloud e para unidades NAS que por ventura possam existir na rede. Algo que pode parecer algo óbvio e necessário, mas que várias aplicações deste género ignoram.

Além disso, é muito bem ver que a aplicação apenas cria um único processo em segundo plano! Enquanto rivais como Acronis, Aomei e Macrium criam vários, afectando significativamente a performance do sistema.

Conclusão

O EaseUS Todo Backup Home é uma excelente aplicação de backup!

Muito bem pensada para o consumidor tradicional, bem como alguns meios empresariais. Que faz tudo aquilo que se propõe a fazer, com uma interface bastante simples e bonita, e com uma velocidade acima da média.

Afinal de contas, o facto de conseguir fazer backups directamente para a Google Drive, Dropbox ou OneDrive, é excelente. E por si só irá convencer vários utilizadores a dar os 25€ da licença Pro.

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!