Tesla Model Y: Design quase concluído e produção em 2020

Costuma-se dizer “depois da tempestade, vem a bonança”. No caso da Tesla, isto parece ser cada vez mais verdade. Depois de investir muito dinheiro ao longo de vários anos, este fabricante conseguiu contrariar as probabilidades e obter lucro no último trimestre. O Model Y também vai ter uma palavra a dizer neste sucesso.

Para além disso, a Tesla conseguiu, de forma lenta mais segura, aumentar a produção do Model 3. De facto e segundo este fabricante, o Model 3 durante o trimestre onde está incluído o mês de setembro foi o “carro mais vendido nos EUA em termos de receita e o 5º carro mais vendido a nível geral”.

Este trimestre surpreendentemente positivo da Tesla não podia ter chegado em melhor altura. É que houve algum “drama” depois de Elon Musk ter falado acerca da privatização da empresa.

Model Y

O Model 3, no entanto, não é a única coqueluche da empresa. De facto, já existem muitos modelos no horizonte. Esta empresa quer lançar nos próximos anos o Tesla Semi e a nova geração do Roadster. Para além disso, a empresa quer iniciar a produção de uma versão crossover do Model 3, que será conhecida  como Model Y.

No que diz respeito a rumores, a produção do Model Y deverá iniciar-se em Novembro de 2019. Isto foi confirmado mais tarde pelo patrão da Tesla, tendo sido referido, no entanto, o ano de 2020.

Musk disse que aprovou recentemente o protótipo do Model Y para produção. Nas suas palavras, “fizemos um progresso significativo no model Y”. “Assim, na verdade, eu aprovei o protótipo que entrou recentemente em produção. Deverá estar disponível em 2020 e fizemos grandes progressos”.

Embora as primeiras informações afirmassem que o Model Y seria desenvolvido numa nova plataforma, a Tesla – por uma questão de lucro – não vai seguir este caminho.

Ainda acerca disto no final do ano passado, Musk havia afirmado que o “Model Y vai utilizar em grande escala o Model 3 de modo a que chegue ao mercado mais rapidamente”. Como resultado disso, “terá um risco técnico e de produção relativamente baixo.”