Hands-on Nokia X5: Todas as imagens que precisa de ver!

Este ano pode ficar conhecido como o ano da monocelha, a julgar pelo grande número de fabricantes que a decidiram adotar. Neste campo, a HMD Global, não quebrou a tendência e anunciou pela primeira vez o Nokia X6 em maio e agora o sucessor Nokia X5.

Ambos só estão disponíveis, para já, na China, mas o último modelo deve chegar aos mercados internacionais, como o Europeu, com o nome Nokia 5.1 Plus.

A propósito deste equipamento eis que chegaram à Internet as fotos de um hands-on referente à versão azul. O Nokia X5 e o Nokia X6 têm o mesmo tamanho de ecrã e a mesma bateria, mas o primeiro tem uma monocelha mais ampla. Ainda assim, esta “amplitude” não significa que o auscultador seja maior ou que a Nokia tenha um sensor de câmara extra. É tudo igual ao X6.

O Nokia X5 tem vidro em ambos os lados, o que não é comum nestes smartphones de gama média. As câmaras traseiras duplas são levemente elevadas e também possui um sensor de impressões digitais na parte traseira. Os botões físicos estão à direita e o slot para SIMs fica à esquerda. Ja á porta USB-C e o alti-falante estão na parte inferior, enquanto a saída de áudio de 3,5 mm fica na parte superior.

O smartphone vem equipado com um ecrã de 5,86 polegadas, que disponibiliza uma resolução de HD+ de 1520 x 720 pixéis e uma proporção de 19:9. O ecrã oferece uma relação ecrã-corpo de 84%. Destaca-se ainda um modo de proteção para os olhos que ajuda a reduzir a tensão ocular, filtrando a luz azul que é emitida pelo ecrã.

O Nokia X5 integra o processador MediaTek Helio P60 que promete um alto desempenho e consome pouca energia, graças à ajuda da inteligência artificial.

Em relação a memória e ao armazenamento existem duas variantes. Uma tem 3 GB e 32 GB de armazenamento e outra 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento. Destaca ainda o slot para cartões microSD e uma bateria de 3.060 mAh.

Na parte traseira, este equipamento vem com uma configuração de câmara dupla com sensores de 13 e 5 MP, e uma abertura focal de 2.0. Destaca-se também um Flash LED de dois tons e o modo HDR, PDAF. Já na parte frontal encontramos uma câmara de 8 MP com abertura focal 2.0 e que integra funcionalidades como o modo de beleza, stickers e efeitos de desfocagem. Destaca-se ainda a funcionalidade permite utilizar a câmara frontal e traseira ao mesmo tempo.

X5

A câmara frontal também pode ser utilizada para desbloquear o smartphone através do rosto e na parte traseira encontramos um leitor de impressões digitais que pode ser utilizado para autenticar os pagamentos, para além de desbloquear o telefone.

O Nokia X5 vem equipado com o sistema operativo Android Oreo (8.1) que brevemente irá ser atualizado para a versão 9.0 quando sair. Ao nível da conectividade inclui uma porta USB-C, uns auscultadores de 3.5mm, Cat.4 LTE, 4G VoLTE, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.2, GPS e GLONASS.

Via

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Fim-de-semana doido na Netflix! Aproveite os novos projetos!

Mais uma semana, e mais uma catrefada de grandes projetos que chegaram à Netflix. E como tal, iremos revelar-lhe aqui mais em baixo alguns...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!