A HMD Global oficializou hoje na China um novo smartphone com o nome de código Nokia X5. Este é o segundo smartphone da série X depois do Nokia X6 ter sido revelado em Maio. Nas próximas linhas contamos-lhe tudo sobre a nova aposta da empresa.

Especificações do Nokia X5

Este equipamento está disponível nas cores Preto, Azul e Branco. Integra na parte frontal vidro 2.5D e uma traseira em policarbonato. O design é arredondado e mede cerca de 149,51 x 71,98 x 8,096 milímetros. Já o peso é de 160 gramas.

O smartphone vem equipado com um ecrã de 5,86 polegadas, que disponibiliza uma resolução de HD+ de 1520 x 720 pixéis e uma proporção de 19:9. O ecrã oferece uma relação ecrã-corpo de 84%. Destaca-se ainda um modo de proteção para os olhos que ajuda a reduzir a tensão ocular, filtrando a luz azul que é emitida pelo ecrã.

Nokia X5

O Nokia X5 integra o processador MediaTek Helio P60 que promete um alto desempenho e consome pouca energia, graças à ajuda da inteligência artificial.

Em relação a memória e ao armazenamento existem duas variantes. Uma tem 3 GB e 32 GB de armazenamento e outra 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento. Destaca ainda o slot para cartões microSD e uma bateria de 3.060 mAh.

Na parte traseira, este equipamento vem com uma configuração de câmara dupla com sensores de 13 e 5 MP, e uma abertura focal de 2.0. Destaca-se também um Flash LED de dois tons e o modo HDR, PDAF. Já na parte frontal encontramos uma câmara de 8 MP com abertura focal 2.0 e que integra funcionalidades como o modo de beleza, stickers e efeitos de desfocagem. Destaca-se ainda a funcionalidade permite utilizar a câmara frontal e traseira ao mesmo tempo.

A câmara frontal também pode ser utilizada para desbloquear o smartphone através do rosto e na parte traseira encontramos um leitor de impressões digitais que pode ser utilizado para autenticar os pagamentos, para além de desbloquear o telefone.

O Nokia X5 vem equipado com o sistema operativo Android Oreo (8.1) que brevemente irá ser atualizado para a versão 9.0 quando sair. Ao nível da conectividade inclui uma porta USB-C, uns auscultadores de 3.5mm, Cat.4 LTE, 4G VoLTE, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.2, GPS e GLONASS.

O Nokia X5 deverá chegar à china com um preço a rondar os 127,94 Euros para a versão de 32 GB enquanto a versão de 64 GB tem um preço a rondar os 178,63 Euros.

Fonte