Inicio Especiais GPU Turbo: A revolução chegou aos gráficos dos telemóveis

GPU Turbo: A revolução chegou aos gráficos dos telemóveis

A Huawei tem gasto milhares de milhões de dólares no campo da pesquisa e desenvolvimento e os resultados têm estado a aparecer. Depois das câmaras triplas, eis que sub-marca desta empresa, a Honor, anunciou uma tecnologia revolucionária chamada GPU Turbo que vai mudar para sempre o poder gráfico dos smartphones.

GPU Turbo

À medida que tudo se torna cada vez mais visual, também as interfaces dos smartphones são cada vez mais intuitivas, fluídas e animadas. Se reparar, atualmente conta com animações em quase todas as etapas da interface, que resultam numa experiência de utilização mais natural. Para além disso, com os smartphones a ficarem cada vez mais poderosos, os jogos começam também a ganhar muita popularidade nestas plataformas. No entanto, parece sempre que falta algo. É que é preciso jogar sempre com o facto de estarmos perante dispositivos que ainda não são tão poderosos como uma consola ou computador. Agora, a Honor afirmou que tudo está prestes a mudar com o desenvolvimento da nova tecnologia GPU Turbo.

GPU Turbo

GPU Turbo: 60% mais desempenho

O GPU Turbo é sem dúvida uma tecnologia especial porque aumenta drasticamente a Eficiência do Processamento Gráfico em smartphones, permitindo que estes dispositivos executem jogos com gráficos muito pesados ​​sem afetar significativamente a vida útil da bateria. Se quer números, então esta nova tecnologia da Huawei e da Honor consegue aumentar o poder do processamento gráfico em 60% e reduz o consumo de energia em 30%. Estes são alguns números significativos que, quando adaptados a situações do dia-a-dia, garantem um impulso notável no desempenho gráfico.

No evento de hoje, Richard Yu, da Huawei, mencionou que, com a GPU Turbo, o desempenho single-thread dos smartphones da gama média pode até mesmo bater o desempenho da placa gráfica multi-thread que está presente em alguns topos de gama que estão atualmente presentes no mercado. De facto, esta tecnologia permite que os jogos mais pesados consigam correr com muitos mais fps do que nos dispositivos dos concorrentes. Para além disso adiciona o suporte para a qualidade de imagem HDR e efeitos especiais nos jogos.

GPU Turbo

A Honor conseguiu isto ao modificar a framework tradicional de gráficos a um nível mais baixo. A tecnologia baseia-se num sistema integrado de aceleração da placa gráfica que combina hardware e software. Na prática vai beneficiar os jogos que necessitam de um elevado poder de processamento. A Honor referiu ainda que a tecnologia GPU Turbo vai poder suportar realidade aumentada e realidade virtual num futuro próximo e pode ser utilizada em diversos setores, desde as compras até à telemedicina.

Resumidamente, parece que a Huawei conseguiu ajustar a forma como a placa gráfica lida com o processamento gráfico para aumentar sua eficiência de forma significativa. Pense nesta tecnologia como um turbo para o smartphone. O que é realmente muito interessante é que o hardware existente também vai beneficiar da tecnologia GPU Turbo. Considerando o grande número de smartphones Honor e Huawei com o mesmo chipset, é provável que vários equipamentos obtenham esta nova tecnologia.

O GPU Turbo vai chegar em primeiro lugar ao smartphone Honor Play que já foi anunciado. Outros dispositivos de Honor, incluindo o Honor 10, Honor View 10, Honor 9 Lite e Honor 7X também deverão receber esta atualização tecnológica em breve. Isto é realmente interessante, porque demonstra que esta tecnologia não está limitada apenas aos topos de gama da empresa. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Precisa de uma TV nova para a PS5… Mas calma!

TV nova para a PS5? As novas consolas trazem consigo hardware significativamente mais poderoso em comparação à atual geração. Por isso, para tirar partido...

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

Waze recebe uma nova atualização na próxima semana!

O Google Maps e o Waze são sem dúvida as duas melhores aplicações de navegação. Pertencem ambas à Google e recebem atualizações com muita...

(Termina hoje) Xiaomi POCO X3 com 128GB está a 212€!

(Promoção) O novo Xiaomi POCO X3 com 128GB está a 212€! - A Xiaomi decidiu lançar um novo smartphone neste estranho ano de 2020!...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...