GPU da GTX 1660 Ti é bastante mais pequeno do que o esperado

Já chegaram à Internet, as primeiras imagens do GPU NVIDIA ‘Turing’ TU116 de 12nm, que deverá dar origem, à próxima placa gráfica de gama média, GeForce GTX 1660 Ti.

Dito isto, apesar do tamanho o invólucro ser o mesmo do usado no GPU TU106, que dá origem à RTX 2060 e RTX 2070, o tamanho do chip em si, é significativamente mais pequeno

Afinal de contas, este GPU não tem qualquer núcleos Ray Tracing, ou núcleos Tensor! Além disso, tem apenas 1536 núcleos CUDA (2 terços daquilo que podemos encontrar no TU106). Portanto, a área ocupada pelo chip, é de cerca de dois terços daquilo que o TU106 ocupa na RTX 2060 e RTX 2070.

Curiosamente, o site VideoCardz, responsável pelo ‘leak’, tem ainda imagens do PCB de uma MSI GTX 1660 Ti Ventus, o que acaba por revelar algo bastante interessante!

É que nas imagens, podemos observar a existência de espaço, para 8 chips de memória, através de um bus de 256-bit… No entanto, apenas podemos encontrar 6 chips, perfazendo os tais 6GB de memória, através de um bus de 192-bit.

GPU da GTX 1660

Ou seja, o PCB é exatamente o mesmo da RTX 2070, para poupar nos custos de produção…

Talvez, para dar espaço a uma nova versão, com mais RAM e talvez mais núcleos CUDA ativados!? Será a GTX 1180?

Ademais, qual é a sua opinião? Por favor, comente em baixo!

Fonte


A NVIDIA também vai lançar placas gráficas GTX 1660 Ti 3GB

NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti 3GB – Parece que, à semelhança do que fez com as ‘velhinhas’ GTX 1060, a NVIDIA está a planear lançar uma versão de 3GB das suas próximas placas gráficas de gama média, GTX 1660 Ti.

Como sabemos isto? Graças a um ‘leak’ vindo do site da ‘Eurasian Economic Comission’. Que agora também já tem listadas as próximas placas gráficas baseadas na arquitetura Turing. (Sem capacidades RTX ou DLSS)

Parece que a NVIDIA teve algum sucesso com as GTX 1660 Ti de 3GB… E por isso vai apostar novamente nessa formula.

Saiba mais aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados