Sabia que a NVIDIA tem uma placa de 60€ equivalente à GTX 1060?

gráfica NVIDIA

Sabia que a NVIDIA tem uma placa de 60€ equivalente à GTX 1060? – Provavelmente ainda se lembra da altura alta do Mining, em que era completamente impossível conseguir comprar uma placa gráfica topo de gama a um preço decente… É verdade, a moeda virtual Bitcoin chegou e ultrapassou os 20.000$ e o mundo ficou LOUCO!

Com a subida astronómica da Bitcoin, outras moedas como a Etherium começaram também a subir exponencialmente, conseguindo chegar a um máximo de 1448$ por moeda em Janeiro de 2019!

No entanto, tudo o que sobe, acaba também por descer…

Dito isto, apesar da maioria das moedas estar em franca descida, algumas ainda são muito populares, nomeadamente aquelas que necessitam do poder das placas gráficas para serem mineradas. Mas lá está, o preço das placas gráficas subiu massivamente, e ainda hoje não chegou aos níveis que seriam normais, tendo em conta as datas de lançamento das GTX 10 e Radeon RX 500…

Por isso, na altura, a NVIDIA decidiu criar uma gama exclusiva para a mineração de moedas virtuais

A ideia era criar placas gráficas extremamente baratas, sem qualquer ‘output’ de imagem! Assim, os miners poderiam utilizar estas placas para computação, mas nunca para renderização… Em teoria…

O muito popular YouTuber e fanático Tech LinusTechTips, fez recentemente um vídeo, com uma destas placas gráficas NVIDIA, a P106. Que como já deve imaginar, não tem qualquer saída de imagem (HDMI, DisplayPort, etc…). E todas as capacidades de renderização foram removidas do firmware.

Mas isto não fez com que Linus não tentasse fazer ‘magia’ com a placa! Por isso, ao utilizar uma versão com o firmware modificado, Linus tentou tirar algum proveito ‘Gaming’ desta placa gráfica focada no mining.

A ideia era muito simples… Utilizar a placa gráfica integrada do processador (Intel ou AMD Ryzen), como uma ponte entre o CPU e a Placa Gráfica ‘Miner’

NVIDIA tem

Curiosamente, esta placa gráfica funcionou, e teve uma performance extraordinária! Quando comparada com a placa mais similar no mercado, que é no fundo a NVIDIA GTX 1060 6GB. (4-5x mais cara)

Assim, no Shadow of the Tomb Raider, em Full HD e nas definições gráficas máximas, existiu apenas uma diferença de 3-5FPS! Provavelmente apenas devido ao facto, de se estar a usar o iGPU do processador, para fazer passar a informação… Além disto, a placa gráfica não levou qualquer OC! (Ao contrário da GTX 1060 6GB de EVGA que tinha OC de fábrica)

Apesar de ser um processo mais ou menos complexo, com alguns passos um pouco mais complicados. Isto levanta uma questão muito interessante.

Portanto… Qual é a razão para o preço extremamente exagerado das placas gráficas ‘Gaming’? Afinal de contas, esta placa ‘Miner’ é em tudo igual à GTX 1060, mas custa uma fração do seu preço!

Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo, e veja o vídeo propriamente dito, que vale a pena.