Google Play Store: agora já pode remover aplicações chinesas!

O COVID-19 alterou significativamente a nossa forma de viver e isto teve vários efeitos negativos. Um deles é o surgimento de sentimentos “menos simpáticos” contra tudo o que é chinês. Foi exatamente isso que levou ao aparecimento de uma aplicação chamada Remove China Apps. Presente na Google Play Store acaba com as aplicações chinesas.

A app está disponível para download aqui.

Google Play Store: agora já pode remover aplicações chinesas!

Esta aplicação ajuda a identificar e remover aplicações desenvolvidas na China a partir dos smartphones Android e, numa questão de duas semanas, já é a aplicação número um na Play Store, em diferentes partes do mundo. A Índia é um desses casos.

O Remove China Apps já conta com mais de um milhão de downloads. A app em si foi criada por uma startup chamada OneTouch AppLabs e sua descrição da Play Store revela “que foi desenvolvida para fins educacionais e apenas para identificar o país de origem de uma determinada aplicação”. No entanto, esta app verifica apenas aplicações desenvolvidas na China, com a opção de as remover.

Google Play Store chinesas

Num teste feito pelo Android Authority detetaram a aplicação Mi Remote da Xiaomi e o TikTok. No entanto, não incluiu o PUBG Mobile, uma aplicação desenvolvida pela Tencent Games, sediada na China.

Entretanto os utilizadores também relatam que a app não identifica as apps que vêm pré-instaladas em smartphones chineses. No entanto deteta tudo o que foi instalado através da Play Store.

Embora não seja necessário criar uma conta para usar esta app, ela recolhe alguns dados. São eles a versão Android, o número de cliques na aplicação, o idioma utilizado, a hora, entre outros.

Esta app saiu das mãos de uma empresa muito recente. Na prática o site tem apenas 24 dias.

Agora apenas uma questão acerca desta app. Os termos da Google Play Store proíbem uma app de interferir com outras que estejam instaladas no smartphone. Não sei se isto se aplica à nova app Remove China, mas, se for o caso, esta aplicação poderá ser removida da Play Store num futuro próximo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também