Descarregou e instalou esta app da Google Play Store? Elimine já!

Nas versões do sistema operativo Android mais recentes, existe um maior controlo nas permissões. Ou seja, aquilo a que as aplicações têm acesso. No entanto, este sistema ainda pode ser explorado por aplicações que não exigem muitas das permissões necessárias para funcionar. Agora, as aplicações de um programador chinês foram rotuladas como “spyware” por parte de uma equipa de investigação. Isto significa que 100 milhões de utilizadores Android estão afetados. Assim se instalou uma determinada app da Google Play Store no seu smartphone Android tem mesmo de a remover. Isto se não quer ter qualquer surpresa desagradável!

Descarregou esta app da Google Play Store? Elimine já.

A equipa da VPNpro foi quem revelou tudo isto e afirma que as aplicações deste programador já têm 50 milhões de instalações e solicitam “permissões perigosas”. Entretanto, a VPNpro também alegou que uma das suas aplicações também possui um Trojan de acesso remoto malicioso. Estas aplicações foram encontradas na Play Store do Google e parecem ser de diferentes programadores. De facto, isto é uma prática bastante comum. No caso de um programador ser corrido, restam os outros.

app da Google Play Store

O programador chinês responsável por estas apps chama-se QuVideo Inc. e está sediado em Hangzhou. É mais conhecido pela sua aplicação de edição de vídeos, o VivaVideo. Esta app é extremamente popular, pois disponibiliza gratuitamente os seus serviços, com a Play Store a mostrar 100 milhões de instalações. O VivaVideo também é uma das 40 aplicações chinesas que foram listadas como ‘malware-ware’ ou ‘spyware’ pelo Governo Indiano em 2017.

As aplicações da QuVideo também estão disponíveis no iOS da Apple. No entanto, devido às restrições do sistema operativo da Apple, não há perigo para os utilizadores.

Aqui estão todos os nomes das aplicações afetadas:

VivaVideo
VivaVideo PRO Video Editor HD
SlidePlus – Photo Slideshow Maker
Tempo – Music Video Editor with Effects
VivaCut – Pro Video Editor APP
VidStatus – Status Videos & Status Downloader

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também