Inicio Hardware A Intel tem algumas coisas debaixo da manga para os próximos anos

A Intel tem algumas coisas debaixo da manga para os próximos anos

A Intel não tem passado um bom bocado, isto é óbvio para todos! Tudo graças às evidentes dificuldades na passagem para o processo de 10nm, que até já está no mercado, mas apenas fornece produtos mobile.

Pois bem, com o falhanço dos 10nm, a Intel viu-se obrigada a utilizar a mesma arquitetura (Skylake) bem como o mesmo processo de produção (14nm) até agora. O que caso não saiba, é uma das grandes razões para o número de vulnerabilidades encontradas nestes processadores… É um design antigo, com várias falhas. No entanto, de forma um pouco curiosa, é bem provável que os próximos Intel Core 11000 para Desktop sejam baseados neste mesmo exato processo de produção, apesar de já terem uma nova arquitetura.



Mas vamos ao que interessa! A Intel pode estar a passar um mau bocado. Mas se há coisa que não falta na empresa, é engenheiros talentosos, e dinheiro para gastar. Por isso, apesar da AMD estar agora por cima, eu não apostaria numa Intel caída no chão durante muito tempo. O gigante vai voltar, e pelos vistos, vamos ter já alguns sinais disto mesmo na segunda metade de 2020, com o regresso da Intel ao trono da performance no mundo dos portáteis, que está agora a ser dominado pelos Ryzen 4000 mobile.

A Intel tem algumas coisas debaixo da manga para os próximos anos

A Intel tem

Mas vamos resumir as coisas para perceber melhor, estas são as arquiteturas da Intel (atuais e futuras)

  • Skylake 14nm (+++) Aumento de Performance: 1.00x / 2015-2020
  • Sunny Cove 10nm (+) Aumento de Performance: 1.18x / 2019-2020
  • Willow Cove 10nm (+) Aumento de Performance: 1.25x / 2020-2021
  • Golden Cove 10nm (++) Aumento de Performance: 1.50x / 2021-2022?
  • Ocean Cove 7nm (+)? Aumento de Performance. 1.80x / 2022-2023?

Dito tudo isto, se o novo rumor for realmente verdade, a arquitetura Willow Cove vai trazer um aumento bastante significativo no IPC, bem como um aumento da eficiência graças a um design de núcleos completamente novo. Uma arquitetura que poderá chegar ao mercado já na segunda metade de 2020, para o mundo dos portáteis.

Assim, considerando que a Intel está a preparar esta arquitetura já para 2020, e que os produtos Ryzen ‘Zen 3’ para o mundo mobile apenas irão chegar em 2021, é bem provável que a gigante Azul dos micro-processadores recupere o domínio do mercado de portáteis ainda este ano.

Designs inovadores debaixo da manga?

A Intel tem

Num outro rumor ainda mais interessante, MebiuW falou um pouco sobre os processadores Alder Lake-S para desktop, um produto que irá trazer um design BIG.Little híbrido! Ou seja, uma mistura de núcleos rápidos com outros mais lentos, de forma a melhorar significativamente a eficiência energética do produto final. Em suma, exatamente aquilo que já temos no mundo dos smartphones.

Mas o que é realmente interessante, é que segundo um ‘leak’ de performance, este processador com 8+8 núcleos, consegue meter o Ryzen 9 3950X no bolso! No entanto, na altura em que este ‘menino’ chegar ao mercado, é provável que a AMD já esteja a bombar com a arquitetura Zen 4.

Ainda assim, este ‘leak’ de performance pode ser de um produto de amostragem, não estando ainda nas suas capacidades máximas.

Em suma, o que quero dizer é que a Intel não está adormecida. É uma empresa gigante que não gosta de ficar no segundo lugar, ou de ter rivalidade de outras empresas. Por isso, vai fazer tudo por tudo para voltar a sua posição de direito.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Tesla recolhe um número louco de dados dos automóveis!

A Tesla já está a recolher grandes quantidades de dados dos possuidores de veículos que estão envolvidos na fase beta do sistema de condução...

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....

Xiaomi Mi Band 5 e 4 recebem novidade para medir temperatura!

A Xiaomi está a trabalhar num update que vai permitir medir a temperatura na Mi Band 5. O mesmo acontece com a Amazfit e...

MIUI 12: atualização está a deixar os utilizadores furiosos!

O MIUI 12 é sem dúvida uma excelente interface. Não só pelo grande desempenho mas também pelas funcionalidades que disponibiliza ao utilizador. No entanto,...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...