Google Fotos: novidade no Android 11 está a irritar utilizadores!

A maioria das pessoas habitua-se a fazer as coisas no seu smartphone de uma determinada forma. Assim quando existem alterações nos procedimentos as novidades não agradam tanto. É exatamente o que se está a passar com o Android 11 e com o Google Fotos. Tudo está relacionado com a forma com as imagens são apagadas. Se forem muitas é uma verdadeira dor de cabeça.

Google Fotos: novidade no Android 11 está a irritar utilizadores!

Não se sabe ao certo quantas pessoas são afetadas por isto. Tudo porque ainda não sabemos qual a taxa de utilização do sistema operativo Android 11. No entanto à velocidade que a Samsung está a fazer chegar a nova versão aos seus equipamentos, assim como outros fabricantes, já devem ser muitos.

Google Fotos Android 11

Mas afinal o que está a acontecer?

Em vez de simplesmente selecionar as imagens e vídeos que pretende eliminar, carregar no ícone do caixote do lixo e, em seguida, tocar no botão “mover para o lixo”, terá agora de aceitar um pedido extra para dar permissão ao Google Fotos para apagar ou restaurar os seus ficheiros como refere a fonte.

Google Fotos Android 11

Para aqueles que tiram muitas fotos e vídeos, pode ser irritante ter de conceder permissão ao Google Fotos para apagar ou restaurar ficheiros. Mas como refere o site AndroidPolice, este não é o único problema. Se utilizar o Google Fotos noutro dispositivo e quiser editar ou apagar um ficheiro que carregou a partir do seu smartphone com o Android 11, a aplicação poderá pedir-lhe para rever “alterações fora da sincronização”. Isto pode tornar-se rapidamente irritante se o Google Fotos continuar a pedir-lhe para rever as alterações que acabou de fazer noutra plataforma.

Ou seja, não é um mas sim dois problemas. 

O passo extra para eliminar ou restaurar um ficheiro não era necessário no Android 10. Bo entanto, agora é necessário no Android 11. Tudo devido ao Scoped Storage. Antes uma única permissão geria o acesso a todo o diretório de armazenamento. Agora o Android limita este acesso.

No entanto e por alguma razão o Google Fotos não pede permissão para mandar os ficheiros para o lixo caso tenha um smartphone Pixel com o Android 11. No entanto, isto acontece nos dispositivos Samsung, Xiaomi, OnePlus e dispositivos ASUS. Isto está relacionado com as aplicações por defeito ao nível da galeria.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub