Google Fotos ganhou interface otimizada para tablets!

Caso já não se lembre, em Junho, a Google atualizou completamente o seu popular Fotos. Assim, a navegação ficou mais simples e adicionou a vista de mapa há muito esperada. Curiosamente, a mudança foi mais aparente nos telemóveis, mas o site também teve direito a alguns ajustes. Portanto, depois dos smartphones e web, o Google Fotos foi agora otimizado para tablets Android! Com uma interface que aproveita melhor os ecrãs de grandes dimensões.



Afinal de contas, a IU (Interface do Utilizador) do Google Fotos nos tablets era igual à do telemóvel. E como tal, a barra inferior ocupava toda a largura do ecrã, mesmo com os três separadores colocados no centro. Ou seja, até agora, poucas modificações foram feitas para usar o espaço extra.

Novidades

Portanto, a nova interface otimizada do Fotos começa com a barra superior.

Dito isto, foi adicionado um campo de pesquisa, embora a sua posição dependa da largura do ecrã. Nos ecrãs pequenos e médios, está à direita, ao lado da imagem do seu perfil. No entanto, nos dispositivos maiores (Chromeboks) está à esquerda e traz uma sugestão. Sendo que, também temos um botão “Upload” que abre a aplicação de ficheiros. Ou seja, estamos perante uma camada adicional de otimização para o Chrome OS.

Pelo que, uma barra de pesquisa sempre presente, elimina um bocado a segunda seção da aplicação atual, onde está a pesquisa nos telefones. Como tal, a versão para tablet do Google Fotos muda-a de “Pesquisar” para “Explorar”. No interior, os menus de Pessoas, Lugares e Coisas não foram alterados.

Google Fotos
Versão Antiga
Google Fotos
Versão Nova

Adicionalmente, a barra inferior foi substituída por uma barra de navegação no lado esquerdo. Depois do separador principal “Fotos” e do já mencionado “Explorar”, aparece-nos “Compartilhamento” que não está mais no canto superior esquerdo. Depois, há um separador na barra onde aparecem os restantes separadores.

No entanto, é uma grande mudança para o Google Fotos. Pois, o acesso rápido a “No dispositivo”, “Utilitários”, “Arquivo” e “Lixo”, abrem-se numa página completa.

Esta versão otimizada para tablets do Google Fotos para Android ainda não está disponível para todos. Resta-nos esperar até recebermos estas novidades da Google. Enquanto isso, a aplicação para iOS também não foi atualizada ainda.

Na minha opinião, estas versões otimizadas para tablets são sempre bem-vindas. Assim, torna-se a experiência do Android nos tablets mais apelativa e simples. Porém, de forma um pouco infeliz, ainda estamos a uma distância enorme da experiência que a Apple e o iOS conseguem oferecer nos seus tablets.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também

pub