Google Drive para Desktop: a aplicação que tem mesmo de instalar!

A maioria das pessoas estão habituadas a aceder ao Google Drive através do browser. Ou desse modo, ou através das apps para dispositivos móveis. No entanto, também está disponível uma versão do Google Drive para Desktop (Windows ou macOS). Passa muitas vezes despercebida até porque a nova versão ainda não tem uma página dedicada mas é sem dúvida uma app que vale mesmo a pena instalar-se, especialmente agora. Temos as funções de backup e sincronização para nunca perdermos nada e muitas outras novidades.

Google Drive para Desktop: a aplicação que tem mesmo de instalar!

A versão para Desktop transforma o Google Drive num verdadeiro serviço de sincronização. Assim, por exemplo, os nossos documentos ficam disponíveis tanto no nosso computador como na Internet.

Entretanto ao usarmos o Drive para Desktop o processo de upload é muito mais simples. Isto por ser mais automatizado. Assim que alguma coisa entra nas pastas locais o Google Drive deteta e faz uma cópia de segurança na Cloud. Esta aplicação permite também carregar ficheiros que estão em drives externas. Para além disso, até pode gerir múltiplas contas de uma vez.

Como instalar e utilizar no Windows

A primeira coisa que tem de fazer é recorrer a esta página. É que por enquanto ainda não há uma landing page disponível para esta nova versão. Se quiser descarregar diretamente também pode fazê-lo. Para a versão Windows clique aqui. Para a versão macOS aqui.

No caso do Windows depois de descarregar o ficheiro .exe corra-o. A seguir na janela que surgir clique em Instalar.

O processo de instalação é rápido. A seguir terá de iniciar sessão com o navegador.

Google Drive Desktop

Nessa altura vai abrir uma janela do browser. Aí terá de introduzir os seus dados Google. Por exemplo, os que utiliza para aceder ao Gmail.

Depois é só fechar a janela do browser e continuar todo o processo no Google Drive para Windows.

Entretanto surgem quatro ecrãs que mostram algumas das novas funcionalidades do Google Drive.

Depois é so dar um clique em Abrir Pasta do Google Drive

Google Drive Desktop

Nesse momento temos uma nova unidade no sistema chamada Google Drive. O que temos também é um novo ícone na barra de tarefas. Através dele podemos confirmar a atividade, ver as notificações e aceder de forma rápida à pasta de partilha.

De facto é uma aplicação que vale mesmo a pena sobretudo para não perdermos nenhum ficheiro por acidente. No macOS o sistema é exatamente o mesmo.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Em 2022, apenas um iPhone vai chegar ao mercado sem 120Hz

A gama de smartphones iPhone 13 foi apresentada na semana passada, com os dois novos modelos 'Pro' a finalmente trazerem o tão desejado ecrã...

Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?

Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o...

Gran Turismo 7: Meteorologia vai afetar TUDO!

Gran Turismo sempre teve o grande objetivo de ser um simulador a sério, e pelos vistos, com o novo título da saga (GT 7),...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!