Normalmente Portugal está fora (ou pelo menos não é o alvo direto) da maioria das grandes ameaças de que ouvimos falar. No entanto, alguma vez havia de ser a primeira. É que uma nova ameaça chamada Mekotio assegura que não vai facilitar a vida a utilizadores que acedem ao banco e não só. É que as passwords do Google Chrome também não estão seguras! Até agora os principais afetados estão localizados no Brasil, Chile, México, Espanha, Peru e Portugal. Esta descoberta foi feita pela empresa de segurança ESET.
Google Chrome: nova ameaça pode roubar as passwords e não só!
Esta ameaça embora poderosa tem um modus operandi simples. Executa diversas atividades em segundo plano, incluindo a captura de screenshots, reiniciar as máquinas afetadas, restringir o acesso a websites de banca online legítimos e, nalgumas variantes, até mesmo roubar bitcoins e passwords guardadas pelo browser Chrome.
Uma ameaça que já andava por aí!
O Mekotio tem estado ativo desde pelo menos 2015. É quase uma espécie de Coronavírus. Andava por aí e ninguém sabia. À semelhança de outros troianos bancários (mas que também fazem outras coisas) analisados pela ESET foi criado na linguagem Delphi, utiliza janelas pop-up falsas e contém funcionalidades de “backdoor”. De forma a parecer menos suspeito, o Mekotio tenta disfarçar-se de uma atualização de software usando uma mensagem numa janela específica.
Roubar-lhe tudo o que tem no computador
Esta ameaça na prática quer beber tudo o que tem no seu computador. Assim, consegue até aceder à configuração do firewall do computador, privilégios de administração, qual a versão do Windows da máquina infetada, e uma lista de produtos antimalware eventualmente instalados. Um dos comandos usados pelo malware é capaz de desativar a máquina da vítima ao tentar remover todos os ficheiros e pastas do diretório C:\Windows.
Como é que chega até si?
Bem, segundo a empresa de segurança que detetou a ameaça é principalmente por spam. No entanto, existem cerca de 38 cadeias de transmissão. Apesar disso, tudo parece terminar com o download de um ficheiro zip. É um comportamento típico de muitas ameaças que andam por aí.
Pode consultar mais informações aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!