Apesar de todos os rumores a apontarem para mais um ‘fail’ da Intel, em que até Raja Koduri já tem o seu futuro delineado (o despedimento)… Tudo indica que a gigante dos micro-processadores vai mesmo fazer uma forte aposta no mundo das placas gráficas em 2021, aproveitando todo o trabalho que tem vindo a ser feito na sua arquitetura Xe.
Ao fim ao cabo, segundo novas informações ‘leaked’ pelo popular site VideoCardz, vamos ter uma nova gama de produtos Intel focada apenas e só nos jogos denominada de Xe-HPG (High Performance Gaming?).
Ou seja, é aqui que iremos encontrar as placas gráficas rivais das NVIDIA GeForce e AMD Radeon.
Parece que a Intel vai mesmo apostar nas placas gráficas em 2021
Portanto, a gama de produtos Intel Xe-HPG está a ser desenvolvida para um grande lançamento em 2021, contando com tudo o que é normal neste mercado focado no consumidor, ou seja, uma interface convencional PCI-Express, memória GDDR6, e até suporte à tecnologia DirectX 12 Ultimate.
Entretanto, como deve saber, estas placas gráficas da Intel não irão ser baseadas no seu próprio processo de produção de 10nm. Afinal, o grande objectivo da empresa é agora encontrar um parceiro de produção, de preferência a TSMC. (O que claro está, obrigou a Intel a modificar o design dos seus GPUs.)
Quanto às especificações técnicas, é esperado que cada ‘Tile’ Xe-HP venha equipada com 512 unidades de execução. Dito isto, é esperado que a placa mais poderosa chegue às prateleiras com 4 ’tiles’, ou seja, 2048 unidades de execução. Ainda não sabemos bem que tipo de performance poderá isto oferecer, sendo algo que Raja Koduri deverá explicar ainda hoje num evento virtual patrocinado pela Intel.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!