Parece que a Intel vai mesmo apostar nas placas gráficas em 2021

Apesar de todos os rumores a apontarem para mais um ‘fail’ da Intel, em que até Raja Koduri já tem o seu futuro delineado (o despedimento)… Tudo indica que a gigante dos micro-processadores vai mesmo fazer uma forte aposta no mundo das placas gráficas em 2021, aproveitando todo o trabalho que tem vindo a ser feito na sua arquitetura Xe.



Ao fim ao cabo, segundo novas informações ‘leaked’ pelo popular site VideoCardz, vamos ter uma nova gama de produtos Intel focada apenas e só nos jogos denominada de Xe-HPG (High Performance Gaming?).

Ou seja, é aqui que iremos encontrar as placas gráficas rivais das NVIDIA GeForce e AMD Radeon.

Parece que a Intel vai mesmo apostar nas placas gráficas em 2021

Intel placas gráficas 2021

Portanto, a gama de produtos Intel Xe-HPG está a ser desenvolvida para um grande lançamento em 2021, contando com tudo o que é normal neste mercado focado no consumidor, ou seja, uma interface convencional PCI-Express, memória GDDR6, e até suporte à tecnologia DirectX 12 Ultimate.

Entretanto, como deve saber, estas placas gráficas da Intel não irão ser baseadas no seu próprio processo de produção de 10nm. Afinal, o grande objectivo da empresa é agora encontrar um parceiro de produção, de preferência a TSMC. (O que claro está, obrigou a Intel a modificar o design dos seus GPUs.)

Quanto às especificações técnicas, é esperado que cada ‘Tile’ Xe-HP venha equipada com 512 unidades de execução. Dito isto, é esperado que a placa mais poderosa chegue às prateleiras com 4 ’tiles’, ou seja, 2048 unidades de execução. Ainda não sabemos bem que tipo de performance poderá isto oferecer, sendo algo que Raja Koduri deverá explicar ainda hoje num evento virtual patrocinado pela Intel.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

As novas câmeras do iPhone 13 Pro trazem uma desvantagem

Um dos grandes 'upgrades' do iPhone 13 Pro, está no módulo de câmeras traseiro! Ao contar com sensores mais poderosos, e lentes também elas...

Galaxy S21 FE: uma morte prematura dias antes do evento!

É muito raro para uma empresa como a Samsung cancelar um novo smartphone dias antes do evento de lançamento, no entanto, de acordo com...

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!