(Curiosidade) Sabia que os Boeing 747 ainda usam disquetes?

É muito provável que hoje em dia a grande maioria dos jovens não faça a mínima ideia do que é uma disquete (floppy disk), sendo apenas algo parecido ao símbolo ‘Gravar’ de vários programas por esse mundo fora.

No entanto, apesar de ser uma tecnologia mais do que obsoleta, ainda é algo muito utilizado no mundo da computação! Nomeadamente no mundo da aviação. Por exemplo, os aviões Boeing 747-400 ainda precisam de utilizar este formato de armazenamento para receberam actualizações críticas de software.



(Curiosidade) Sabia que os Boeing 747 ainda usam disquetes?

Portanto, estamos a falar de algo que não é assim tão estranho, mas que foi recentemente descoberto pela firma de cyber-segurança Pen Test Partners, que decidiu demonstrar o interior de um 747 da British Airways, entretanto ‘reformado’ devido à recente crise da aviação (COVID-19).

Dito tudo isto, como pode ver no vídeo em cima, aos 7:45min poderá ver uma drive de 3.5” que serve para atualizar o avião de 28 em 28 dias.

Pois bem, segundo a Aviation Today, este não é o único modelo que ainda necessita desta tecnologia obsoleta! Um número muito significativo de modelos que voam todos os dias ainda precisam de disquetes para actualizações críticas ou modificações de software.

Isto tem algumas desvantagens… Afinal, para atualizar um avião moderno, é necessário utilizar pelo menos 8 disquetes! Estamos a falar de atualização de bases de dados onde podemos encontrar informação vital acerca de aeroportos, pistas de aterragem, rotas, etc…

Curiosamente, tecnologia mais moderna não significa um voo mais seguro!

boeing 747

Sabia que o grande culpado pelos desastres do modelo 737 Max foi o software do avião?

Entretanto, não é só o mundo da aviação que ainda depende muito deste tipo de armazenamento, ao fim ao cabo, caso não saiba, o Pentágono retirou a tecnologia do seu sistema de armamento nuclear apenas no ano passado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também