Sabe o que é uma disquete? Qual era o tamanho original do formato?

Hoje em dia já não usamos DVDs nem CDs, aliás, pessoalmente já nem uso pens USB nos meus computadores a não ser que precise de instalar o Windows! Mas ainda me lembro de ser ‘puto’ e ter de ir à papelaria da escola comprar disquetes para gravar trabalhos de grupo na sala de informática. Bons velhos tempos, em que o pessoal em vez de jogar Fortnite, PUBG ou League of Legends, via os vídeos do Dr. Vitominas até cair para o lado a rir.



Dito tudo isto… Sabe o que é uma disquete? E o tamanho original? Qual era?

disquete

Está a ver o botão de gravar no Microsoft Word do Office que tem instalado no seu PC? Sabe que símbolo é aquele? É uma disquete! Um pequeno aparelho de armazenamento, que em boa verdade, já quase ninguém sabe o que é… O que me faz sentir um pouco velho!

Pois bem, a disquete foi originalmente inventada por Alan Shugart na IBM durante o ano de 1967, tendo um diâmetro de mais ou menos 20cm, ao mesmo tempo que tinha um armazenamento brutal de 80Kb. O produto chegou ao mercado em 1971 pelas mãos da própria IBM, sendo depois licenciado a outras empresas como a Memorex em 1972.

Posteriormente tivemos a disquete de 5.25” em 1976 capaz de armazenar uns fantástico 87.5Kb. Já em 1982, tivemos a chegada das disquetes de 3.5” capazes de guardar 280Kb, depois 720Kb e por fim 1.44 Mb no fim dos anos 80.

Ao longo dos anos ainda tivemos alguns modelos como a Imation Superdisk capaz de chegar aos 240Mb e Sony HiFD capaz de chegar aos 200Mb. Além disso, tivemos ainda disquetes de 750Mb, mas nesta altura os CDs já reinavam no mercado, o que acabou por não ter grande impacto.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.