Para que é que servia o ‘botão Turbo’ nos computadores antigos?

Há muitos muitos anos, os antigos computadores pessoais (PCs), tinham um botão ‘Turbo’ ao lado dos tradicionais ‘Power’ e ‘Reset’. Além disto, muitas caixas também possuíam um ecrã LED que mostrava a frequência em tempo real do processador em MHz. Ou similarmente mostrava ‘hi/lo’, para indicar ao utilizador em que modo o CPU estava a funcionar.

Tudo isto aconteceu depois do lançamento do Intel 8086 que funcionava a 4.77 MHz! Na altura, o software, particularmente os jogos, eram desenvolvidos com uma máquina específica em mente, e por isso tinham em consideração a frequência de relógio do processador dessa mesma máquina!

botão turbo computadores antigos

Em suma, quando começaram a sair processadores mais rápidos, o software começou a correr mais rapidamente do que era suposto!

Por isso, foi introduzido o botão ‘Turbo’, que servia basicamente para tornar o PC mais lento! Para que estes programas não tivessem problemas de compatibilidade e corressem normalmente.

O botão ‘Turbo’ era muito comum em clones dos PCs 286 e 386, mas menos comum nos 486! E quase extinto quando os processadores Pentium começaram a ganhar popularidade no fim dos anos 90!


A TSMC é cada vez mais uma séria ameaça ao domínio da Intel

A Intel sempre foi um supra-sumo na produção de processadores e na miniaturização dos seus transistores… No entanto, parece que de forma bem silenciosa, já foi ultrapassada pela TSMC!

Afinal de contas, enquanto que a Intel se encontra em dificuldades na passagem para os 10nm, a TSMC está a fechar cada vez mais contratos, e assim a ganhar cada vez mais importância no mercado de micro-processadores.

Isto, enquanto as linhas de produção da Intel têm muito que trabalhar para voltar a apanhar ou ultrapassar a concorrência:

Vamos falar um pouco de história, a Intel lançou o seu processo de fabrico de 14nm em 2013! Pois bem, estamos prestes a entrar em 2019, e a Intel continua a trabalhar com o mesmo processo… Enquanto que o lançamento dos primeiros produtos de 10nm são adiados, ano após ano.

Leia mais aqui!

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!