Google Chrome 90 ganha uma novidade na partilha de texto!

O Google Chrome 90 foi lançado recentemente e chegou com muitas melhorias. Mais abaixo faremos um resumo de tudo. No entanto, agora foi descoberta uma função que não foi mencionada na lista de alterações habitual, nem no post no blog. Trata-se de uma novidade na partilha de texto que está escondida no Google Chrome 90. Vamos então olhar para o que trás de novo.

Google Chrome 90 ganha uma novidade na partilha de texto!

A Google tem vindo a trabalhar na possibilidade de partilharmos páginas na Internet com texto sublinhado há já bastante tempo. De facto, até chegámos a ter uma extensão para esse efeito chamada link para um fragmento de texto. No entanto, o objetivo era integrar isto nativamente no browser e isso acaba de acontecer. Entretanto não é a primeira vez de que ouvimos falar disto. De facto, esta função já podia ser encontrada na versão Chrome Canary que foi lançada no final do ano passado. No entanto, só agora chega a todos.

De facto, muitas vezes partilhamos uma página com alguém, mas na realidade o que queremos, é assinalar uma parte de texto para mostrarmos um ponto de vista. Tudo é muito fácil de fazer. Basta selecionar uma parte de texto com o rato e dar um clique nele com o botão direito do rato. Aí deverá ter a opção Copiar ligação para realçar.

Chrome 90 partilha

Quando dá um clique nessa opção tudo é levado para a área de transferência. Assim quando colar em algum lado e alguém abrir esse link será redirecionado exataemnte para essa parte de texto. Atenção que para isto acontecer terá de estar num browser com motoro Chromium. Ou seja, falo do Chrome e do Edge.

Não encontro essa opção como posso fazer?

É natural. Em alguns casos a ativação é manual. No meu foi. Assim vá ao browser e escreva Chrome://flags na barra de endereços. Depois procure por Copy Link to Text e na seta à frente escolha Enabled. Depois é so reiniciar o browser e está pronto a funcionar.

Chrome 90 partilha

Google Chrome 90: estas são as razões para fazer o upgrade!

No Chrome 89 ou versões mais antigas quando introduzíamos um endereço na barra, primeiro ele comunicava com a versão HTTP antes de redirecionar as pessoas para a versão HTTPS. Depois de aplicar esta versão, o Chrome 90 vai comunicar primeiro com a versão HTTPS. Isto acelera as coisas e torna tudo mais seguro, como referi acima.

Mas para além disso há ainda mais funcionalidades realmente interessantes. Logo à partida podemos contar com o codec AV1. Garante um streaming com mais qualidade em diversas plataformas. Lembro que o Firefox já suporta o AV1.

Chrome 90 partilha

Para além da melhor qualidade de vídeo, o AV1 também reduz a utilização de dados sobretudo em dispositivos móveis, quer sejam Android ou iOS.

Mas este codec vai ainda mais longe. É mais eficiente em termos de compressão e melhora a partilha de ecrã em serviços como o Discord e o Microsoft Teams.

No entanto o suporte para AV1 no Chrome não é suficiente para melhorar a qualidade visual. Assim os conteúdos também têm de estar neste formato nos sites em vez de H.264 ou semelhantes.

O Google Chrome também recebeu uma novidade no que diz respeito à gestão de janelas. Assim pode atribuir-lhes um nome. Tudo o que necessita de fazer é abrir o menu do Chrome. Depois carregar em mais ferramentas e escolher Atribuir um nome. Também pode utilizar o botão direito do rato na janela do browser para aceder a esta novidade.

Chrome 90 partilha

O Chrome 90 vai lembrar-se dos nomes que deu às janelas e as mesmas serão restauradas quando voltar a abrir o browser ou caso ele feche abruptamente. Isto também vai estar disponível no Edge versão 90.

Mas há ainda outras características. Melhorias no browser quando se utiliza a realidade aumentada. Para além disso bloqueia todas as ligações HTTP, HTTPS ou FTP na porta 554. Isto para evitar o ataque NAT Slipstream 2.0.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também