Apesar de 2020 já ter terminado, as dificuldades não param de aparecer em todos os tipos de mercados. Afinal de contas, agora é a Ford que teve de desativar a sua fábrica no Kentucki, tudo devido à escassez de semicondutores.
Aliás, além da Ford, mais fabricantes automóveis estão também elas a atrasar a produção de alguns modelos!
Ora bem, a paragem vai durar cerca de uma semana, enquanto a indústria auto enfrenta esta escassez de componentes. Dito tudo isto, a fábrica em questão emprega cerca de 3.900 trabalhadores de acordo com a CNBC. No entanto, de forma a não impactar demasiado a vida dos mesmos, a Ford afirma que a paragem semanal programada para o final do ano será nesta altura.
Volkswagen, Fiat, Chrysler e Toyota também relatam os mesmos problemas!
A falta de componentes está a fechar fábricas automóveis um pouco por todo o lado. Aliás, até a Volkswagen já informou em Dezembro que alterou parte da produção dos seus veículos na América do Norte, Europa e China.
Curiosamente, a escassez aconteceu devido a algo em concreto… Falta de semicondutores! Ou seja, componentes essenciais para os novos sistemas de entretenimento, assistência de condução, conexão Bluetooth, etc… Os carros há muito que deixaram de ser apenas motor, óleo e poder derivado dos combustíveis fósseis. Como tal, a modernização de todo o sistema automóvel está a criar uma procura muito acentuada no mundo dos microprocessadores, que simplesmente já não tem mais produção para dar.
Fábricas fecharam durante a pandemia!
Por incrível que pareça até o mundo das placas gráficas, processadores e até smartphones foi afetado por esta escassez de componentes eletrónicos. Contudo, voltando ao mundo automóvel o problema é de momento apenas passageiro.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.