Porque é que você deve evitar comprar uma NVIDIA RTX

NVIDIA RTX

A NVIDIA lançou novas placas gráficas este verão, que deixaram tudo e todos de boca aberta, com a sua arquitetura Turing, e o facto de conseguirem fazer Ray Tracing em tempo real! Algo que no passado era simplesmente impossível com apenas uma placa gráfica no sistema.

Apesar de na teoria, as NVIDIA GeForce RTX parecerem brutais… A atual performance das placas deixa muito a desejar!

Afinal de contas, na altura do lançamento, o Windows 10 ainda não suportava Ray Tracing. Aliás, não existia qualquer jogo compatível com a tecnologia, e infelizmente, a lista de jogos em desenvolvimento não é assim tão longa.

A verdadeiras placas NVIDIA RTX ainda não chegaram!

NVIDIA RTX

Agora, já temos pelo menos um jogo com suporte à tecnologia, o Battlefield V da DICE, mas… A performance com RTX ligado é uma autêntica vergonha, quando nos lembra-mos do preço destas placas.

A placa gráfica topo de gama, RTX 2080 Ti, uma placa gráfica que em Portugal consegue chegar a uns ridículos 1500€… Apenas consegue jogar Battlefield V com RTX ligado a 1080p 60 FPS. Se subir a resolução para 1440p, a performance cai para metade, atingindo apenas uns míseros 30 FPS.

Agora expliquem-me, quem é que gasta 1200-1500€ numa RTX 2080 Ti para jogar a 1080p 60FPS?

O mesmo acontece com a NVIDIA RTX 2080, uma placa que lhe irá permitir jogar Battlefield V a 1080p 60FPS. Mas se tentar subir para 1440p, pode contar com uns belíssimos e fluidos 20FPS.

A RTX 2070 é insuficiente para Ray Tracing em tempo real

NVIDIA RTX

Se por acaso já leu os requisitos mínimos do Battlefield V com RTX ligado, sabe que a RTX 2070 é o mínimo dos mínimos para sequer ligar a opção. Aliás, é também a placa gráfica mais barata do mercado com acesso à tecnologia, por isso, também não podia ser de outra forma.

O problema, é que é impossível jogar BF V com RTX ligado na RTX 2070… A placa não consegue sequer atingir os 60 FPS em 1080p. (Mesmo com o RTX em ‘Low’.)

Por outro lado, com o RTX desligado, a RTX 2070 consegue atingir uns impressionantes 110 FPS

Problemas arquiteturais nas NVIDIA GeForce RTX 2000!?

Nas últimas semanas têm chegado à Internet, várias queixas de utilizadores com placas defeituosas. No início, parecia que era algo isolado, apenas no modelo Founders Edition da RTX 2080 Ti… Mas passados alguns dias, também começaram a surgir queixas da RTX 2070.

A NVIDIA já veio a público confirmar que existe realmente um defeito na primeira remessa de placas, e por isso, já começou a substitui-las.

Conclusão

Sem qualquer dúvida que o Ray Tracing poderá ser o futuro, mas ainda está longe de ser o presente… Se por acaso está a pensar comprar uma nova placa gráfica, tenha isso em conta!

Apesar de tudo isto, as placas gráficas NVIDIA RTX são extremamente poderosas. E por isso, ficará imensamente bem servido se realmente decidir adquirir uma. Afinal de contas, não existe qualquer rival à altura no lado da AMD, e a Intel ainda está longe de lançar a sua primeira placa gráfica dedicada.

Tendo dito tudo isto, e tendo em conta que ainda existe algumas placas GTX 10 no mercado, baseadas na arquitetura Pascal. Talvez seja boa ideia uma GTX 1080 ou GTX 1080 Ti, em vez de uma RTX 2080 ou RTX 2080 Ti! Não só irá poupar uns trocos, como irá acabar por ter uma performance equivalente.

Em suma, se não está com pressa, e não precisa de ter a melhor placa do momento… Talvez seja boa ideia esperar pela nova geração de placas de 7nm, que deverá chegar ao mercado em 2020.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!