AMD RX 590 vs NVIDIA GTX 1060 – Afinal quem ganha?

AMD RX 590 vs NVIDIA GTX 1060 – A AMD RX 590 já foi lançada, e até já é possível encontrá-la em algumas lojas em solo nacional… Dito isto, como é que a mais recente oferta da AMD se comporta contra a ‘aposta segura da NVIDIA’, a GTX 1060?

Benchmarks – AMD RX 590 vs NVIDIA GTX 1060

A AMD RX 590 fica à frente da GTX 1060, com larga margem em quase todos os jogos modernos, em 1080p.

No entanto, é verdade que a RX 590 é bastante mais cara que a RX 580. Mas em paralelo, também é verdade que na compra da placa, recebe 3 jogos bastante interessantes, na forma do The Division 2, Resident Evil 2 ‘Remake’ e ainda Devil May Cry 5.


Nota do Redator – A AMD diz que cada jogo vale cerca de 50€, mas temos de ser realistas… Está muito longe do valor real! Mas enfim, jogos de oferta, são jogos de oferta.


Em suma, os benchmarks mostram que a nova AMD RX 590 tem uma vantagem bastante significativa face à GTX 1060.

Contudo, é preciso mencionar que a AMD RX 590 consome bastante mais energia que a GTX 1060!

AMD RX 590 vs NVIDIA GTX 1060

O que no fundo acaba por ser normal, a arquitetura AMD Polaris nunca foi conhecida por ser ‘poupadinha’ e a arquitetura Pascal da NVIDIA sempre foi bastante eficiente.

Dito isto, se está à procura da placa de gama média mais poderosa do mercado, então a RX 590 é a escolha óbvia!

No entanto, se está à procura de Qualidade/Preço. Talvez seja boa ideia olhar para a ‘velhinha’ AMD RX 580. Que não fica assim tão atrás da GTX 1060, sendo significativamente mais barata.

Similarmente, se está à procura de uma boa placa, mas que seja poupada no gasto mensal de luz em sua casa… Irá ter de olhar para a NVIDIA GTX 1060.

A AMD RX 590 é baseada no processo de fabrico de 12nm? Mais ou menos…

AMD RX 590 vs NVIDIA GTX 1060

A AMD anunciou de peito feito, que a nova AMD RX 590 é produzida com o processo de 12nm! Mas esqueceu-se de dizer, que o processo de fabrico de 12nm da Global Foundries é baseado no processo de 14nm da Samsung. Por isso, o número de transistores é exatamente o mesmo da RX 580.

Em uma, o aumento de performance que vemos aqui entre a RX 590 e RX 580, é apenas graça ao aumento da frequência… Ou seja, a RX 590 é basicamente a RX 580 com um bocadinho de OC em cima.

Pois bem, a NVIDIA já anunciou a sua nova GTX 1060 com memória GDDR5X. (Uma versão baseada no chip da GTX 1080.)

Por isso, é possível que esta placa venha trazer algo de novo à gama média! E ao mesmo tempo, trate do problema de stock que assola a NVIDIA neste momento.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!