(Especial) Saiba que cuidados deve ter se vai parar o seu carro

Já diz (e bem) o velho ditado, a melhor forma que tem para se proteger é sempre a prevenção, e claro, até os carros estão incluídos. Assim sendo, se devido a qualquer razão vai deixar o seu veículo durante um longo período de tempo… Como vão ser muito provavelmente os próximos tempos de confinamento. Então é boa ideia ter alguns cuidados acrescidos para prevenir problemas futuros.

Fique a saber algumas recomendações para garantir o bom funcionamento do seu veículo! (Quando sair do confinamento)

parar o seu carro



Cuidar da bateria

Apesar de estar quieta e paradinha, a bateria do seu carro continua o seu processo de descarregamento ao longo do tempo, algo que até acentua com o frio. Isto acontece mesmo que tenha tido o cuidado especial em deixar o seu carro a trabalhar antes da longa paragem.

Neste ponto, o melhor é, se possível, ligar o seu veículo pelo menos uma vez por semana. Isto porque uma bateria descarregada durante muito tempo tende a ter problemas ou até mesmo a ‘morrer’. Tudo isto depende muito de cada veículo, idade, condições da bateria, clima e temperatura. No entanto poderá minimizar o impacto disto se ligar o carro uma ou duas vezes por semana durante 15 minutos.

parar o seu carro

Qualidade do óleo

Sem sobra de dúvida que o óleo em condições, é o líquido mais importante para o bom funcionamento do seu veículo. Afinal de contas, só o motor tem imensas peças móveis e a lubrificação destas peças mecânicas é de extrema importância. Contudo, não se esqueça do óleo dos travões e até caixa que necessitam eventualmente de cuidados.

Dito isto, mesmo parado durante demasiado tempo, a tendência do óleo é de perder as suas características. Aliás, não é por nada que temos de trocar através do número de quilómetros percorridos, mas também pelo tempo.

Tal como a bateria, colocar o seu motor a trabalhar semanalmente garante a lubrificação dos componentes móveis. Contudo, aqui o melhor é se possível circular em viagens pequenas para conseguir lubrificar outras peças como a transmissão.

parar o seu carro

Pneus

Tenha especial atenção nos pneus do seu carro após demasiado tempo parado, porque a pressão dos pneus tende a desaparecer com o passar do tempo e o próprio pneu perde algumas das suas características. Além disto, tente também não conduzir com pressões erradas, isto cria desgaste prematuro e até danos nos seus pneus ou no carro.

Pode também aumentar um pouco a pressão dos pneus, acima do valor comum para a estrada. Desta forma evita durante mais tempo o achatamento da zona que fica sempre em contacto com o piso. Contudo, ao voltar a conduzir coloque as pressões recomendadas no seu carro.

parar o seu carro

Combustível

Apesar de o combustível não ser um ponto fulcral de problemas, mesmo num carro parado, saiba que existem alguns cuidados a ter. O recomendado é encher o depósito para evitar os vapores excessivos, especialmente em carros a gasolina, e evitar a condensação no seu depósito.

parar o seu carro

Travão de estacionamento

Se ainda não tem um carro moderno com travão de estacionamento elétrico então tenha atenção de como deixar o seu automóvel parado por um longo período de tempo. Até porque a primeira reação é “esticar” o travão o máximo. Contudo, isto pode trazer um problema comum, a colagem das pastilhas dos travões de disco ou até tambores.

Alguns cuidados a ter neste campo é estacionar sempre com a mudança engatada e numa zona plana, para que não necessite de esforçar demasiado o travão ou a caixa.

Nota do redator: Isto é algo que já me aconteceu e não é nada engraçado tentar sair do sítio e o carro teimar em querer ficar parado.

parar o seu carro

Manutenção e Check-up

Embora não utilize o seu carro, o tempo para a revisão e manutenção definidos pela marca do seu carro mantêm-se. Assim, tem de continuar a trocar o óleo e outros fluidos nos tempos adequados e verificar os componentes essenciais.

O check-up a fazer quando necessitar de voltar à condução normal passa por verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo, líquido do radiador, as luzes e testar os travões a baixas velocidades.

Em suma estes são alguns dos pontos essenciais a seguir para evitar o desgaste e avarias prematuras no seu veículo. Recomendamos que mantenha-se em segurança e siga todos os procedimentos necessários de forma a manter-se seguro e o seu veículo saudável.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Steam Deck: Uma consola portátil com Windows 11 e Linux!

A Steam Deck é um dos pedaços de hardware mais interessantes dos últimos tempos, afinal de contas, não estamos a falar de uma simples...

A mais recente atualização da PS5 melhorou a performance!

É normal ver atualizações de firmware a trazer novas funcionalidades, correção de bugs, e melhorias na estabilidade do sistema. Mas uma atualização capaz de...

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!