(Especial) Reiniciar ou desligar e voltar a ligar? Qual é a diferença?

Alguma vez ligou para um qualquer tipo de suporte e ouviu a sugestão “já tentou desligar e voltar a ligar?” Parece algo ridículo, mas a verdade é que estamos a falar de uma solução legítima para muitos dos problemas do mundo da tecnologia. Sabe porquê?



(Especial) Com que frequência deve reiniciar o seu PC?

reiniciar ou desligar

Portanto, desligar e voltar a ligar é muito provavelmente a primeira coisa que tenta quando o seu PC, telemóvel, TV, etc… Começa a dar problemas! Mas sabe o que é melhor entre o Reiniciar e o Desligar completamente, quando estamos a falar do seu computador pessoal?

Pois bem, isto depende do tipo de computador que está a usar, e do problema que o está a afligir. Mas vamos tentar perceber o que acontece quando desliga ou reinicia o seu PC.

Primeiramente, regra geral, desligar o computador também encerra todos os programas em execução, além disso, a cache é completamente limpa. Assim, quando volta a ligar a máquina, como todos os processos foram limpos, o que poderia existir em segundo plano foi ‘exterminado’.

Mais especificamente, no mundo macOS da Apple, o reinício e shutdown fazem exatamente a mesma coisa. Por isso, deve reiniciar se por ventura precisa de voltar ao trabalho, ou desligue se por acaso se irá ausentar durante algum tempo. (Nunca deixei o meu MacBook Pro desligado durante os seus 4 anos de uso)

No entanto, num PC Windows, as coisas funcionam de maneira um pouco diferente. Afinal, as máquinas Windows contam com uma funcionalidade de “inicialização rápida”, o que, na verdade, impede que algumas operações sejam totalmente encerradas. (Tem de desativar a funcionalidade). Entretanto, reiniciar um PC também não é o mesmo que o desligar totalmente. Portanto, se o sistema não estiver a funcionar corretamente, desligue-o e ligue-o novamente.

Quantas vezes deve reiniciar o seu computador?

Em suma, reiniciar fecha todos os programas ativos, por isso, é boa ideia fazer isto pelo menos uma vez por semana. (Isto é uma recomendação, e não uma obrigatoriedade)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também