(Especial) O que é um ecossistema no mundo da tecnologia?

É muito provável que já tenho ouvido alguém a dizer frases como “não posso trocar o meu iPhone por um Android, estou demasiado investido no ecossistema da Apple.” Ou algo bastante similar no mundo da Google, “o ecossistema da gigante da pesquisa é brutal, tiro uma foto fica disponível em todo o lado.”

Pois bem, é muito fácil ficar um pouco perdido no meio de termos de marketing, ou na maneira como várias empresas usam as suas tecnologias e como tudo acaba por funcionar. Especialmente com o termo ‘ecossistema’, que muitas vezes depende de empresa para empresa, mas vamos tentar explicar de forma simplificada o que isto significa na realidade.



O que é um ecossistema no mundo da tecnologia?

ecossistema

Caso não saiba, o termo ecossistema foi primeiramente utilizado por Arthur Tansley em 1935, para descrever as relações entre organismos e o ambiente que os rodeia. O que basicamente significa que não é possível falar de um ser vivo, sem falar do seu meio envolvente, ou seja, onde estão localizados.

Um pouco mais tarde (58 anos depois), James F. Moore utilizou a mesma palavra num artigo da Harvard Business para descrever o mundo dos negócios, com as suas muitas dependências. O que por sua vez, significa que as empresas já não eram membros de uma única indústria… Mas sim parte de um ecossistema complexo, onde todos os participantes iriam co-evoluir de forma cooperativa.

Pois bem, em 2020, a palavra ecossistema significa também comunidades capazes de utilizar recursos escalonáveis que podem ser usados em massa e até partilhados para perseguir interesses comuns. Ou seja, estamos a falar de interações entre pessoas, software, dados, sistemas e serviços. Algo absolutamente essencial no mundo atual para o sucesso de vários produtos tecnológicos. Afinal de contas, basta olhar para os problemas atuais da Huawei que se viu privada do ecossistema Google. (Todas as aplicações e serviços do Universo Google)

Exemplo disto é o ecossistema da Apple, em que todos os produtos são capazes de comunicar entre si para uma experiência bastante similar quer esteja no portátil, pc, tablet, smartphone ou até smartwatch. E também o previamente mencionado ecossistema Google! Onde poderá aceder aos seus dados, ficheiros e projetos em qualquer aparelho com acesso à Internet e acesso à sua conta Google.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário