(Especial) Crise a terminar! Placa gráfica nova? AMD ou NVIDIA? 

Crise a terminar! Placa gráfica nova? AMD ou NVIDIA? O mundo dos computadores está lentamente a voltar ao normal, como tal, temos muito boa gente prestes a meter a carteira em cima dos balcões das muitas lojas de informática espalhadas pelo nosso pais para comprar ou atualizar a sua máquina do dia-a-dia.

O que claro está, vai fazer com que sejam feitas muitas perguntas, o que é absolutamente normal. Especialmente no campo da placa gráfica! Afinal, qual é a melhor placa para si? E a melhor marca? AMD ou NVIDIA? 

Bem, vamos por partes.

(Especial) Crise a terminar! Placa gráfica nova? AMD ou NVIDIA? 

AMD vs NVIDIA

Portanto, hoje em dia, ainda existe muito a ideia que a NVIDIA é a melhor escolha possível, e que a AMD é apenas a alternativa barata. No entanto, nos tempos que correm, a escolha entre uma placa gráfica NVIDIA ou AMD, cai um bocado no tema ‘disponibilidade‘. Afinal de contas, apesar de a crise já estar numa fase descendente, encontrar uma placa gráfica, a um preço justo, ainda é uma missão um pouco complicada.

Além disso, é necessário ter em conta o seu orçamento, e real necessidade. Ou seja, pode fazer sentido olhar para o mundo dos usados (que vai agora ser inundado com placas), ou olhar para gamas mais baixas.

Mas, primeiramente, vamos falar das coisas ponto a ponto.

História

Normalmente, a NVIDIA é tida como a escolha mais indicada, porque a empresa domina o mundo das placas gráficas há vários anos! O que faz algum sentido, visto que este sempre foi o foco da NVIDIA, enquanto a AMD decidiu entrar no mercado um pouco mais tarde, ao comprar e absorver a ATI.

Uma compra que na altura fez pouco sentido, e que na verdade, remeteu a AMD para uma crise financeira de grandes proporções.

Preço

Normalmente, a AMD é a melhor opção se quer optar pelo melhor rácio desempenho/Preço. O que curiosamente se deve ao facto de que a empresa foi durante muito tempo incapaz de rivalizar no campo da performance pura e dura. Mas isto depende das gamas, e neste mundo ainda influenciado pela crise de produção e loucura do mining, é um tema completamente secundário.

Performance

A NVIDIA domina o mercado gráfico, porque nos últimos anos, tem ganho no tema da performance, como disse em cima. Assim, normalmente, as suas placas gráficas têm um nível de performance superior, ao mesmo tempo que também são mais eficientes.

No entanto, nesta última geração, a AMD impressionou com a sua arquitetura RNDA 2! Estamos a falar da arquitetura que dá vida a ambas as consolas de nova geração (PS5 e Xbox Series), e que também serve de base à gama de placas Radeon RX 6000, que por sua vez está a ser capaz de rivalizar com as também recentes GeForce RTX 30 da NVIDIA, baseadas na arquitetura Ampere. Isto, em quase todos os níveis de performance.

Funcionalidades

A NVIDIA costuma ser a primeira a implementar funcionalidades chave nas suas placas gráficas. Temos o exemplo do Physix, do NVIDIA Broadcast que aproveita o GPU para cancelamento de ruído, do Ray Tracing e claro, do DLSS.

A AMD está inegavelmente a correr atrás do prejuízo, mas entretanto já conta com uma implementação de Ray-Tracing na sua nova gama de placas, bem como um algoritmo de upscalling rival ao DLSS.

Existe aqui alguma vantagem para o lado da NVIDIA, mas a AMD também se está a esforçar bastante.

Conclusão

Escolher componentes não é uma tarefa fácil, visto que tem de analisar muitos fatores como o uso real que irá dar ao material, que dinheiro tem disponível, e que alternativas existem no mercado.

Dito isto, se continua com dúvidas na escolha mais indicada, o melhor mesmo é pedir ajuda! Por isso, se está no mercado à procura de uma nova máquina, pode sempre enviar e-mail para ‘geral@leak.pt’, ajudaremos com todo o gosto.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!