Qual é a razão para 8Gb ser o ‘standard’ nos smartphones e PC?

O ‘standard’ de memória RAM está sempre a mudar, ou como quem diz, tem vindo sempre a aumentar à medida que o mundo da computação também ele evolui. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que os PCs tinham apenas 640K de memória RAM, visto que este era o máximo que o DOS conseguia endereçar.

Posteriormente, depois destes tempos mais primitivos, tivemos pequenas subidas para 1MB, 4MB, 16MB, etc… Pouco tempo depois já andávamos nos 512MB, 1GB, 2GB, 4GB, e por aí fora. Hoje em dia, os 8GB já não são bem o standard no mundo dos PCs, sendo uma quantidade de memória RAM muito popular nos portáteis entrada de gama, ou claro, smartphones.

Mas porquê 8GB? Vamos tentar perceber.

Qual é a razão para os 8Gb serem o ‘standard’ nos smartphones e PC?

pc

Portanto, de forma extremamente curiosa, na altura, quando os computadores começaram a ser uma presença na casa de qualquer um de nós, qualquer capacidade de memória parecia suficiente… Mas pouco tempo depois, já era MUITO insuficiente.

- Advertisement -

Era uma subida quase exponencial, que entretanto ficou mais lenta, especialmente nos tempos que correm em que a computação na Cloud está a ganhar cada vez mais importância, retirando importância ao hardware local.

8GB? Vamos por partes.

O aumento da memória RAM tem sido estável desde a adoção da arquitetura Von Neumann. Ou seja, os primeiros computadores mediam bytes, enquanto os primeiros computadores pessoais já mediam kylobytes. Entretanto, quando começámos a ter interfaces gráficas, começámos a medir em megabytes. Hoje em dia, com ecrãs gigantes, e resoluções HD, medimos em Gigabytes. Isto vai continuar a subir, virtualmente até ao infinito.

Quanto ao número 8, é bastante simples, o 8 é uma potência de 2, e é mais simples lidar com a quantidade em potências de 2. Como 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, etc… Quando chegamos aos 1024, começamos a utilizar o nome seguinte, por exemplo, 1024 MB equivale a 1GB, e continuamos por ai fora, 1, 2, 4, 8, 16, 32… Até chegar ao TB.

8GB foi uma quantidade de RAM muito popular durante muito tempo, porque é uma quantidade suficiente para a grande maioria dos utilizadores, mesmo que estes queiram jogar. No entanto, no mundo dos PCs, o ideal já passa pelo uso de 16GB, uma quantidade que deve aumentar para os 32GB com a chegada da memória DDR5 no fim do ano. Isto enquanto nos smartphones, já andamos nos 12GB e 16GB nos modelos mais apetrechados, e na gama média andamos pelos 6GB e 8GB.

6GB? Sim, não é obrigatório utilizar apenas potências de 2! Pode ter 3GB, 5GB, 6GB, 7GB, 9GB, 10GB, 11GB, etc… Por exemplo, se tiver um PC antigo com 512MB de RAM, e meter um novo stick de 4GB, vai ficar com 4,5GB e a coisa vai funcionar… No entanto, é estranho, e por isso, pouco recomendável.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.