carro elétrico

(Especial) Carros elétricos estão a afetar a industria de manutenção automóvel! –  A chegada dos veículos eléctricos é cada vez mais uma realidade no mercado atual. Contudo, existem imensas dúvidas que ficam no ar… Uma delas talvez mais importante que todas as outras. Afinal, qual é o futuro das oficinas automóveis?

Sim… Caso não saiba, um veículo elétrico tem um tratamento a nível de manutenção muito diferente dos veículos a gasolina ou gasóleo.



Imagine, se umas pastilhas de travão para um veiculo a combustão interna duram em média +-35.000km. Nos veículos totalmente eléctricos e híbridos o desgaste dos travões é 3x menor… ou seja, a duração deste componente vai disparar para os 90-100 mil quilómetros. (Ou mais)

Tudo isto acontece porque a paragem e abrandamento de um veiculo eléctrico é realizada através de travagem regenerativa! (Travagens de emergência ou agressivas, é onde o veiculo utiliza os travões de disco comuns)

Algo positivo correto?

Claro que sim… Mas nem todos ficam a ganhar com isto! Afinal de contas, segundo algumas informações recentes. Algumas oficinas já começaram a sentir esta mudança na pele!



Model 3, carro elétrico

Carros eléctricos não necessitam de manutenção automóvel anual?!

Possivelmente não. Aliás os veículos da Tesla não requerem manutenção anual ao contrario dos veículos tradicionais de combustão.

A empresa afirma que: ” Ao contrário do que acontece com os automóveis a gasolina, os veículos da Tesla não necessitam das tradicionais mudanças de óleo, substituições de filtros de combustível e velas de ignição ou verificações de emissões… até as substituições das pastilhas dos travões são raras, uma vez que a travagem regenerativa devolve energia à bateria…”

A marca apenas recomenda a manutenção básica como:

  • Filtro de ar do habitáculo
  • Filtro de partículas HEPA
  • Rotação equilíbrio e alinhamento das rodas
  • Verificação do liquido dos travões
  • Verificação do ar condicionado


manutenção automóvel, carros elétrico

Além disto, outra das maiores fontes de rendimento das oficinas irá reduzir imenso! Sabe qual é?

Nada mais nada menos que a mudança do óleo do motor!

Isto porque as oficinas e as grandes empresas conseguem comprar/vender óleo com uma grande margem de lucro. E como atualmente deve mudar/renovar pelo menos uma vez por ano este líquido… Pode começar já a fazer as contas.



Em suma, apenas quis aqui colocar a minha opinião sobre as mudanças que devem começar a acontecer, isto se o futuro dos carros for mesmo os veículos eléctricos. Ainda assim existem muitas outras questões sobre este assunto que podem ser aqui debatidas, deixe a sua opinião.


(Especial) Carros elétricos estão a afetar negativamente as oficinas! – Ademais, qual é a sua opinião sobre este assunto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.